Xmarks - Sincronizando seus favoritos, abas e histórico

Xmarks é uma extensão para Firefox, Chrome, IE e Safari que permite manter os favoritos, abas abertas e histórico sincronizados automaticamente entre os estes navegadores em Windows, Linux e Mac. A instalação e configuração é muito simples e vamos mostrar como fazer no Firefox e no Chrome.

No Firefox
1 - Baixe aqui a última versão.
2 - Instale e, após instalar, reinicie o Firefox.
3 - Crie uma conta no site do Xmarks, é bem simples e rápido.
4 - Para configurar o processo é bem simples, basta preencher algumas informações e avançar até chegar ao final. Vamos fazer um passo-a-passo.

  •  Se o Xmarks não apareceu automaticamente quando o Firefox reiniciou vá no menu Ferramentas»>Xmaks»>Configurações do Xmarks.
  • Utilize o Assistente de configuração e faça login com a conta criada anteriormente.
  • Se deseja habilitar a sincronização de abas abertas  marque a opção, pode deixar o nome do computador como está e avance.
  • Para sincronizar os favoritos marque a opção “habilitar a sincronização do histórico do navegador” e avance.
  • A próxima opção é muito importante, recomendo sempre deixar a primeira opção marcada (Combinar os dados do servidor…) e avance.
  • No caso de estar sincronizando pela primeira vez, escolha a opção “comece com os dados do computador”. Caso seja uma segunda vez e tenha perdido os favoritos do computador, escolha a opção “comece com os dados do servidor” e avance.
  • Se pedir a criação/escolha de um perfil, crie um perfil com qualquer nome e lembre-se de utilizá-lo quando instalar em outros navegadores/computadores. Marque a opção " adicione os favoritos criados aqui à este perfil".

 5 - Após a conclusão, seus favoritos já estarão sincronizados. Todas as configurações poderão ser alteradas  no menu Ferramentas»>Xmaks»>Configurações do Xmarks.

**No Google Chrome  **

  1. Baixe aqui](https://chrome.google.com/webstore/detail/xmarks-bookmark-sync/ajpgkpeckebdhofmmjfgcjjiiejpodla) e instale a última versão. 
  2. Crie uma conta no site do Xmarks, é bem simples e rápido ( Se já instalou no Firefox, não precisa criar a conta).
  3. Para configurar o processo é bem simples, basta preencher algumas informações e avançar até chegar ao final. Vamos fazer um passo-a-passo.
  • Clique no ícone do Xmarks localizado no alto à direita, próximo à barra de endereços.
  • Avance, escolha a opção “Sim, inscreva-me”, faça login com a conta criada anteriormente e avance.
  • Clique em “Change Settings” e escolha a opção “Merge bookmarks with server, starting with this computer” caso seja sua primeira vez. Caso já tenha feito no Firefox ou em outras vezes escolha a opção “Merge bookmarks with server, starting with the server” dê OK e clique em Sync.
  1. Após a conclusão, seus favoritos já estarão sincronizados. Para escolher o perfil e alterar as configurações clique novamente  no ícone do Xmarks e escolha “Xmarks Settings” e, na aba Profiles clique em “Change Profile” e escolha o perfil criado na configuração para o Firefox (ou crie outro se não possuir nenhum). Na aba Sync você poderá escolher se deseja sincronizar as abas abertas e os favoritos.
  2. Pronto, está finalizado.