Google anuncia o fim do Orkut

Fim? Mas o Orkut já não estava morto?
Não. Apesar do baixo número de usuários de 2011 para cá, o Google ainda mantinha o Orkut vivo, mas segundo o blog oficial do Google ele será desativado em 30 de setembro e 2014 e desde o dia 30 de Junho já não é mais possível cadastrar-se no serviço.

O Orkut foi criado em 2004 por um funcionário do Google que o desenvolveu em suas horas vagas. Adotado, principalmente por brasileiros e indianos, foi a rede social mais popular no Brasil até 2011, ano em que o Facebook desembarcou por aqui e tomou seu lugar. Foram 10 anos de uma rede social que serviu de entrada para muitos brasileiros na internet, no mundo da informática e serviu para que estes entrassem na onda das redes sociais.
De acordo com o Google: “Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.”

Muitas pessoas ainda possui conta e mantém seus dados no Orkut e, até dia 30 de setembro de 2014, poderão acessá-las normalmente. Quem desejar exportar suas informações de perfil, mensagens, fotos poderá utilizar a ferramenta Google Takeout que ficará disponível até setembro de 2016.
Após o fim, todas as comunidades públicas continuarão disponíveis online numa espécie de arquivo e, quem não desejar ver seu nome e mensagens incluídos neste arquivo, deverá excluir a sua conta até 30/09/2014.
Clique aqui para ver como excluir sua conta o Orkut

_Editado em 15/07/2017 _

Em 15/07/2017 o arquivo de comunidades do Orkut foi descontinuado, decretando de vez a morte da 1º rede social que fez sucesso aqui no Brasil.