Alguns sites que oferecem serviços de utilidade pública

Hoje trago uma dica com alguns sites de utilidade pública que, em algum momento, podem ser muito úteis para nos ajudar com diferentes tipos de serviços.

Reclame Aqui -  É um serviço totalmente gratuito que  permite que consumidores registrem reclamações geralmente relacionadas à compra, venda, atendimentos prestados por empresas de produtos e serviços, mas também é possível reclamar de serviços públicos. Várias empresas estão cadastradas no site, o que facilita a comunicação entre o consumidor e a empresa. Também é possível ver um ranking das empresas mais e menos reclamadas, das que mais resolvem os problemas, das melhores e piores. Este ranking é gerado automaticamente  de acordo com a reputação alcançada.
O funcionamento é simples, o usuário faz um cadastro, faz sua reclamação e esta reclamação é enviada à empresa envolvida junto com os dados do usuário que reclamou. Os dados deste usuário ficam visíves somente para a empresa envolvida, enquanto a reclamação pode ser vista por todos. No final mostra se a empresa atendeu à relamação ou não, e se resolveu ou não.
Eu, particularmente, tenho uma boa recomendação do reclame aqui, pois, certa vez tive problema com uma empresa de internet (quem nunca?), e passei uma semana em contato teleônico com esta empresa e não obtive sucesso. Bastou expor a situação no reclame aqui e, em 15 minutos, a empresa entrou e contato e resolveu meu problema.

Proteste Aqui – Similar ao reclame aqui.

Portal do Consumidor - Busca Procons – Traz uma lista de todos os procons do Brasil. Procon é  o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, que  está presente em vários estados e municípios do país e é responsável por elaborar e executar a política estadual de proteção de defesa do consumidor. Resolve os confltos entre o consumidor e a empresa e, caso não haja acordo, encaminha para um juizado especial.

Fale conosco – Anatel – É o canal de comunicação oficial da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Já resolvi vários problemas com operadoras de telefonia utilizando este canal. Basta fazer um cadastro e efetuar a reclamação.

Consulta de CPF – Permite consultar o CPF e reimprimir o comprovante de cadastro (Cartão do CPF).

Consulta de Antecedentes Criminais – Permite a consulta de antecedentes criminais junto à Polícia Federal.

Consulta Veículo – Denatran – Consulta a situação do veículo junto ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o órgão superior aos Detrans.

Polícia Rodoviária Federal – Permite a emissão do NADA CONSTA do veículo e acesso aos formulários de  identificação do condutor infrator e formulários de requerimento para recursos de multas.

Bem, por enquanto são estes sites  úteis, o foco principal foi em serviços de abrangência nacional.