Debian 8 (Jessie) e Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet) lançados

Esta penúltima semana de abril foi especial para os fãs do Debian e do Ubuntu. Foram lançadas as mais recentes versões destes dois sistemas operacionais baseados no kernel linux. São eles o Debian 8, de codinome Jessie, e o Ubuntu 15.04, de codinome Vivid Vervet.

O Debian é também chamado Debian GNU/Linux, é mantido pela comunidade de software livre e não possui nada comercial em seu código. É uma ótima escola para desenvolvedores de software livre.
Já o Ubuntu é mantido por uma empresa chamada Canonical e possui licenças comerciais. Tem sido, nos últimos anos, a porta de entrada para os usuários que migram de windows para linux, ou mesmo de usuários curiosos que querem conhecer o “universo linux”. Ambos os sistemas operacionais são gratuitos.

Lançamentos do Ubuntu são mais próximos um do outro, sendo lançados de 6 em 6 meses, sempre em abril (xx.04) e outubro (xx.10) e, a cada dois anos, a versão xx.04 é chamada de LTS, tendo suporte estendido de 5 anos. O Ubuntu é baseado no Debian, em seu repositório unstable, e sempre tem as versões mais recentes dos programas e do Kernel Linux.
Já os lançamentos do Debian não são tão frequentes, pois os desenvolvedores priorizam a estabilidade dos programas, e por este motivo vários programas não são lançados em suas últimas versões, sendo atualizados com o tempo. Mesmo o Kernel do Debian está numa versão mais antiga. A última versão do Debian lançada, antes do Jessie, foi o Debian 7, de codinome Wheezy em 04/05/2013.

Para ser lançada uma versão estável do Debian, esta versão fica em desenvolvimento e testes de uso por muito tempo e, isto garante que quando lançado, os bugs sejam mínimos. Já o Ubuntu sempre apresenta mais bugs em seus lançamentos, especialmente nas versões xx.10.

Ficou curioso, então baixe uma versão live (que roda direto de um cd/dvd sem precisar instalar) dos dois sistemas e perceba as diferenças e veja qual satisfaz suas necessidades e gosto.

Download
Debian Jessie Ubuntu 15.04