Nunca mais perca seus contatos do celular

Não corra risco de perder seus contatos, armazene-os online e mantenha-os sincronizados com seu smartphone. Veremos como é fácil fazer isto utilizando uma conta Google num smartphone Android.

Para iniciar, é necessário uma conta Google. Nos smartphones Android, a conta Google é necessária para acessar a Play Store e atualizar aplicativos, se você consegue ter acesso e atualizar aplicativos, você possui uma conta Google.
Caso contrário, é possível fazer o cadastro no próprio dispositivo acessando Config»Contas»Adicionar Contas»Nova»Google, como vemos abaixo:

Caso já possua uma conta, escolha a opção “Existente” e faça o login.
Após criada a conta e efetuado o login, você poderá escolher o que sincronizar. Além dos contatos é possível sincronizar vários outros serviços do Google, como vemos abaixo. Como o foco é a sincronização dos contatos, deixe a opção contatos marcada e ocorrerá a sincronização automática.

 

Pronto, seu contatos já estão salvos na conta Google e serão sincronizados com seu dispositivo. O próximo passo é escolher os contatos que ficarão visíveis. Para chegar à tela abaixo acesse Pessoas»Contatos para exibição e marque a opção Google. Assim os contatos exibidos na agenda serão os contatos cadastrados na conta google, no Gmail. Estes contatos poderão ser alterados tanto no aparelho, quanto na conta google.

Agora veremos como adicionar um contato, pelo smartphone, à sua agenda de maneira que o mesmo fique salvo no google.
O processo é o mesmo de adicionar um contato à agenda do aparelho. Como a agenda do google está marcada para visualização, os contatos serão adicionados diretamente à conta google, como vemos a seguir.

A grande vantagem de utilizar os contatos desta maneira é que não há riscos de perder seus contatos em caso de perda, furto, roubo ou qualquer outro problema com o dispositivo, já que os contatos estarão sempre atualizados na nuvem.