Microsoft Forms Public Preview

Com o Microsoft Forms Public Preview é possível criar formulários e questionários de maneira fácil, prática e com fácil análise de resultados.
E o melhor de tudo: É gratuito. Mais detalhes a seguir.

Lançado em 2016 para clientes empresariais e educacionais, o Microsoft Forms surgiu como uma alternativa ao Google Forms, lançado em 2015. A idéia é praticamente a mesma da concorrente, ou seja, permitir a criação de formulários on line que possibilitam a realização de pesquisas e questionários com fácil compartilhamento e fácil acompanhamento dos resultados pelos seus criadores.
Em outubro de 2018 a Microsoft estendeu a utilização para os usuários comuns, disponibilizando a ferramenta com o nome de Microsoft Forms Preview, de maneira gratuita. Acesse em https://forms.office.com/.
Para utilizar basta possuir uma conta da Microsoft, a mesma que é utilizada para acessar o email Outlook.com, ou uma conta Office 365.

Veja o Microsoft Forms em ação.

Créditos da imagem: Blog da Microsoft

A criação dos questionários ou pesquisas funciona de maneira intuitiva. O compartilhamento pode ser feito por link ou QR Code. Os resultados são exibidos em gráficos que podem ser exportados para o Excel.

Em resumo: Trata-se de uma excelente alternativa ao Google Forms, com a vantagem da fácil integração à suíte Office.