Ubuntu - Como funciona a política de seu ciclo de vida

Conteúdo da página

Conheça como funciona o ciclo de vida do Ubuntu, um dos sistemas operacionais Linux mais populares do mundo.

Sobre o Ubuntu

O Ubuntu é um dos sistemas Linux mais conhecidos e utilizados nos dias de hoje e talvez seja a referência quando se fala em Linux para usuários leigos. O Ubuntu desenvolvido por uma empresa chamada Canonical e é baseado no Debian que, por sua vez, uma das mais antigas distribuições Linux e pai de várias distribuições que existem ou já existiram. A primeira versão do Ubuntu foi lançada em 2004, e desde então a Canonical vem lançando 2 versões por ano, a cada 6 meses.
Estas versões são lançadas sempre nos meses de abril e outubro (com exceção da 4º versão, que foi lançada em junho de 2006) e os nomes e números seguem padrões, vejamos a seguir:

Versão: Vou pegar o exemplo da última versão lançada, que é a 18.10 e foi lançada em outubro de 2018. o 18 diz respeito ao ano de lançamento e o 10 diz respeito ao mês. A próxima versão sairá em abril de 2019, portanto, será chamada de 19.04.

Nome da versão: O nome da versão segue o padrão: “The + adjetivo + nome de um animal” e o nome do animal e do adjetivo começam com a mesma letra, por exemplo: Ubuntu 18.10 The Cosmic Cuttlefish, Ubuntu 19.04 The Disco Dingo, Ubuntu 19.10 The Eoan Ermine e Ubuntu 20.04 The Focal Fossa.

LTS - Long Time Support: A cada dois anos, no mês de abril (portanto, versão YY.04) e em anos pares, é lançada uma versão que dá suporte estendido, chamada de LTS. O que difere esta versão das outras é o tempo de suporte e o tempo de teste dos pacotes. Falarei a seguir sobre estas diferenças e sobre o ciclo de vida das versões.

Como funciona o ciclo de vida

As versões não LTS têm um suporte de 9 meses. Nestas versões são incluídas versões de pacotes que podem ou não estar na versão LTS. A versão 19.04, terá suporte até janeiro de 2020.
Já as versões LTS têm suporte de 5 anos, sendo 2 anos com suporte à hardware e atualizações de manutenção e mais 3 anos com atualizações de manutenção. Desde 2017 as versões LTS recebem suporte pago de mais 5 anos após os 5 anos iniciais, o chamado “Extended security maintenance for customers”, que é voltado para empresas. Este suporte está disponível para o Ubuntu 12.04 (com suporte normal vencido em 2017) e o 14.04 (que venceu o suporte de 5 anos em abril de 2019).
Veja no quadro abaixo o ciclo de vida de algumas versões já lançadas e de algumas ainda não lançadas.

Ubuntu - Como funciona a política de seu ciclo de vida - Dicas Linux e Windows

Fonte: https://www.ubuntu.com/about/release-cycle