Primeiras impressões sobre o GNOME 40

Conteúdo da página

Nos últimos dias foi lançada a versão 40 do GNOME. Veja nesta matéria as primeiras impressões de seu uso no Fedora 34, um dos primeiros sistemas a receber esta nova versão.

GNOME

Segundo a Wikipédia:

GNOME (acrônimo para GNU Network Object Model Environment) é um projeto de software livre abrangendo o Ambiente de Trabalho GNOME, para os usuários, e a Plataforma de Desenvolvimento GNOME, para os desenvolvedores. O projeto dá ênfase especial a usabilidade, acessibilidade e internacionalização. O desenvolvimento do GNOME é supervisionado pela Fundação GNOME, que representa oficialmente o projeto junto a empresas, organizações e a sociedade como um todo (…)

O GNOME (também chamado de Gnome-Shell) é a interface gráfica utilizada como padrão nas distribuições Debian, Ubuntu e Fedora, sendo que nas versões estáveis do Fedora 33 e Ubuntu 20.10 ele está na versão 3.38, e no Debian 10 está na 3.30.

GNOME 40

No dia 24 de Março de 2021 foi lançada a versão final do GNOME 40, em sustituição à “família” de versões 3.X, que já estavam em uso desde o ano de 2011, com um design bastante repaginado.
Fica uma curiosidade. Se o número da versão estável mais recente era 3.38, qual a causa da mudança tão brusca na numeração? Porquẽ não ser chamado de GNOME 4.0? A explicação é bem mais simples do que parece.

  • A família GNOME 2.X era baseada na suíte de criação de aplicativos, chamada de GTK2;
  • A família GNOME 3.x é baseado no GTK3;
  • Porém, são apenas coincidências o números iguais nos dois casos;
  • Se o novo GNOME fosse 4.0,ainda pareceria vinculado ao GTK4;
  • Com o intuito de de desvencilhar desta coincidência, os desenvolvedores do GNOME decidiram adotar uma nova numeração.

GNOME 40 no Ubuntu e Fedora

Ubuntu

O Ubuntu decidiu não adotar o GNOME 40 para a sua próxima versão, a 21.04, devido às adaptações que precisariam ser realizadas e ṕoderia não haver tempo hábil. Dentre estas adaptações temos:

  • O GNOME 40 ganhou força entre o final de 2020 e início de 2021 e, neste prazo, o Ubuntu 21.04 já estava engatinhando;
  • Como o GNOME 3.x é baseado no GTK3, o Ubuntu também é. A mudança brusca para GTK4 não permitiria que tudo estivesse pronto em Abril.
  • Sendo assim, o Ubuntu poderia ter problemas com algumas coisas, como o tema Yaru;
  • O Ubuntu possui uma orientação totalmente vertical, incluindo o Dock que fica à esquerda. O GNOME 40 mudou tudo isso e deixou a orientação do sistema totalmente na horizontal e alterou o Dock para a parte inferior da tela. Mais uma vez as adaptações necessárias para adaptação poderiam atrasar o lançamento do 21.04;
  • Só o tempo irá dizer como o Ubuntu irá se adaptar, ou se irá criar alguma coisa nova.

Fedora

Já o Fedora, ao contrário do Ubuntu, decidiu adotar totalmente o GNOME 40 para sua próxima versão estável, que será a 34 (que atualmente está na versão Beta). O fato do Fedora adotar tão rapidamente o GNOME 40 é porque, ao contrário do Ubuntu, o Fedora não faz alterações na interface original do GNOME, o que facilita a adoção total da nova versão.
É através desta versão que estou conseguindo acompanhar a evolução da versão 40 e compartilho abaixo as minhas primeiras impressões.

Minhas impressões

Basicamente, o GNOME 40 está muito bonito, com seus cantos arredondados e parece bem mais rápido. Li em vários lugares que a grade de aplicativos já não “corta” mais os nomes dos aplicativos, porém, ainda encontro este problema. Mas enfim, as mudanças são nítidas visualmente. Quanto ao consumo de hardware ou desempenho, não fiz testes.
O ponto mais chato que encontrei é a maior mudança visual encontrada nesta nova versão, que é a orientação horizontal da interface e a falta do Dock à esquerda. Sempre gostei de utilizar o Dock à esquerda e me senti muito incomodado em ainda não poder utilizá-lo assim. Porém, segundo o Omg!Ubuntu!, o suporte da extensão Dash to Dock ao Gnome 40 já está em andamento, o que resolveria meu problema.
Sobre outras extensões, algumas já podem ser instaladas pelo https://extensions.gnome.org/. Basta acessar e escolher uma extensão Compatível com “Current version”.

Screenshots

Primeiras impressões sobre o GNOME 40 - Dicas Linux e Windows

Primeiras impressões sobre o GNOME 40 - Dicas Linux e Windows

Primeiras impressões sobre o GNOME 40 - Dicas Linux e Windows

Primeiras impressões sobre o GNOME 40 - Dicas Linux e Windows

GNOME 3.38 x GNOME 40

Na animação abaixo vemos o GNOME 3.38, lançado com o Beta do Ubuntu 21.04 recentemente. Detalhe para a orientação vertical.

Primeiras impressões sobre o GNOME 40 - Dicas Linux e Windows

Já, na próxima, vemos o GNOME 40 rodando no Fedora 34 que está em desenvolvimento. Detalhe para a orientação horizontal.

Primeiras impressões sobre o GNOME 40 - Dicas Linux e Windows

Considerações finais

Das distribuições que geralmente uso - e que terão versões lançadas neste ano - apenas o Fedora 34 (Beta) já está com o GNOME 40 rodando. O Debian 11, que poderá ser lançado na metade do ano e o Ubuntu 21.04, que será lançado em 22 de Abril ainda virão com a versão 3.38.