Ubuntu 20.10 - Maio 2020

Conteúdo da página

O Ubuntu 20.10 já está em desenvolvimento. Veja nesta matéria o que já temos de informações sobre ele até o mês de maio de 2020.

Poucos dias após o lançamento do Ubuntu 20.04 “Focal Fossa” (mais precisamente em 30 de abril), a equipe do Ubuntu iniciou seu trabalho com a nova versão. O desenvolvimento da nova versão iniciou-se a partir do que foi lançado no Focal Fossa. Foram definidas as datas de lançamentos de testes, versões beta, congelamentos e lançamento oficial.

Groovy Gorilla

O nome do Ubuntu 20.10 será Groovy Gorilla. Groovy é um adjetivo que lembra moda, enquanto Gorilla significa Gorila mesmo. Vale lembrar que o Ubuntu segue alguns padrões para escolher o nome de suas versões, e dentre estes padrões está a sequência alfabética dos nomes _(19.10 - Eoan Ermine, 20.04 - Focal Fossa, 20.10 - Groovy Gorilla)._Veja mais detalhes sobre as versões, seus padrões de nomes e outras curiosidades em: Ubuntu - Como funciona a política de seu ciclo de vida.

Cronograma e tempo de suporte

O lançamento desta versão está previsto para o dia 22 de outubro de 2020. Esta será uma versão intermediária (como todas as versões xx.10 e as xx.04 de anos ímpares), e o suporte será de 9 meses, portanto, até 22 de julho de 2021.

Segundo o Launchpad, os marcos de desenvolvimento do Groovy são:

Cronograma Ubuntu 20.10 - Dicas Linux e Windows

E no Ubuntu Discourse temos um detalhamento maior, incluindo as datas das versões beta, release candidate, datas de congelamento, entre outras:

Cronograma Ubuntu 20.10 - Dicas Linux e Windows

Versões de softwares

Ainda não é possível saber com qual versão do Kernel, do Gnome, aplicativos ou outras melhorias e novidades o Ubuntu 20.10 será lançado. No momento em que escrevo esta matéria (24/05) ele está como mostrado na figura abaixo:

Ubuntu 20.10 - Maio 2020 - Dicas Linux e Windows

Download

Não é recomendável utilizar uma versão em desenvolvimento como sistema principal, ou de trabalho, devido à grande chance de encontrar bugs mais sérios. Mas você pode querer matar a curiosidade, acompanhar o desenvolvimento ou mesmo participar do desenvolvimento relatando bugs. Você pode baixar o Groovy Gorilla através das compilações diárias (Daily Builds), ou seja, todo dia (ou quase) é gerada uma imagem nova, com as atualizações realizadas. Depois que você baixar e instalar, basta ir atualizando pelo terminal.

 Baixe aqui o Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla) Daily Build