Fim do suporte do Ubuntu 21.04

Conteúdo da página

O suporte para o Ubuntu 21.04 termina no dia 20/01/2022. Veja nesta matéria o que fazer para não ficar utilizando um sistema sem suporte.

Fim da linha

Segundo o ciclo de vida das versões do Ubuntu, o Ubuntu 21.04 “Hirsute Hippo”, lançado em abril de 2021, chega ao seu fim de vida. Sendo assim, não terá mais suporte a partir do dia 20/01/2022. Estas versões intermediárias - lançadas entre as versões LTS - têm suporte de apenas 9 meses.

De acordo com a página sobre o ciclo de vida do Ubuntu:

A cada seis meses entre as versões do LTS, a Canonical publica um lançamento provisório do Ubuntu, sendo o 21.10 o exemplo mais recente. Estes são lançamentos de qualidade de produção e são suportados por 9 meses, com tempo suficiente previsto para os usuários atualizarem, mas essas versões não recebem o compromisso de longo prazo das versões LTS.

Para saber mais detalhes sobre como funciona este ciclo de vida leia a matéria que fiz há um tempo atrás: Ubuntu - Como funciona a política de seu ciclo de vida.

Quais os riscos de perder o suporte?

Basicamente o seu sistema estará vulnerável à riscos de segurança, falta de atualizações dos pacotes e do Kernel. Este é um dos grandes problemas de utilizar as versões intermediárias. Nestas versões é onde são implementados os testes de pacotes que posteriormente serão lançados (ou não) na versão definitiva, a LTS.

Resumindo: As 3 versões intermediárias não são recomendadas para quem quer um sistema estável. O Ubuntu 21.04 é uma destas versões.

O que devo fazer?

Outro grande problema de utlizar versões intermediárias é a constante necessidade de atualizações totais do sistema, o que não é nada interessante para quem usa o sistema para trabalho ou estudo. Porém, se você está com o Ubuntu 21.04 - e quer continuar utilizando a “família Ubuntu” não há ou que fazer. Sendo assim:

  • Será preciso atualizar para a versão mais recente, que é o Ubuntu 21.10 “Impish Indri” de outubro de 2021, que terá suporte até julho de 2022;
  • Após, para fugir deste ciclo de atualizações completas a cada 9 meses, atualize para o Ubuntu 22.04, que terá suporte de 5 anos e será lançado no dia 21/04/2022.