Novidades Ubuntu 22.04 LTS - Jammy Jellyfish

Conteúdo da página

A próxima versão do Ubuntu, 22.04, será chamada de Jammy Jellyfish e deverá ser lançada em abril. Veja nesta matéria o que vamos encontrar neste novo Ubuntu.

Jammy Jellyfish

Seguindo os padrões de desenvolvimento e nomenclatura das versões do Ubuntu o Ubuntu 22.04 será chamado de Jammy Jellyfish, com lançamento previsto para o dia 21/04/2022. Esta será uma versão de suporte de longo prazo (LTS) e, dentre as versões do Ubuntu que são lançadas a cada 6 meses, é o tipo de versão recomendada para ser utilizada em produção.

Cronograma de lançamento

O desevolvimento foi iniciado em no mês de outubro de 2021. O cronograma abaixo mostra os passos restantes até o lançamento e, como vemos, neste mês não teremos nenum marco importante. A partir da segunda quinzena de fevereiro é que a coisa começa a ficar interessante, com os congelamentos, testes e lançamento de versões de teste.

Novidades Ubuntu 22.04 LTS - Jammy Jellyfish

Fonte: https://discourse.ubuntu.com/t/jammy-jellyfish-release-schedule/23906

Outras informações

  • Dentre as novidades que serão apresentadas nesta nova versão do Ubuntu, destaco o GNOME 42, que será lançado em março; A “família” 40 do ambiente de trabalho padrão do Ubuntu foi introduzida ao Ubuntu 21.10, de outubro do ano passado;
  • Muito dos pacotes de aplicativos disponíveis serão com o empacotamento Snap, que é um sistema da Canonical feito para o Ubuntu. Apesar de estarem empurrando este sistema de empacotamento no sofware livre ninguém é obrigado a ficar preso em algo que não queira. Sendo assim, é possível remover a snapd.
  • Outra novidade é a mudança no tema Yaru, que será alterado de roxo para laranja, como mostrado na matéria Tema do Ubuntu com nova cor.

Daily Builds

Se você estiver curioso para ver esta nova versão, e não quer esperar até o lançamento da versão beta no final do mês de março, saiba que é possível acompanhar o desenvolvimento através das Daily Builds, que são lançamentos diários de imagems ISO para download. Após instalar o Ubuntu a partir de uma destas imagens de DVD, basta ir atualizando o sistema que, no dia 21/04/2022 ele estará igual a versão lançada.

Download
Ubuntu 22.04 - Daily Builds

Obs: Cabe ressaltar que não é recomendável a utilização como sistema principal neste momento (janeiro/2022), pois ainda podem aparecer diversos bugs.

Considerações finais

Conforme forem surgindo mais informações sobre o Ubuntu 22.04, vou trazendo aqui no blog.