Acompanhe o desenvolvimento do Debian Bullseye
O Debian 11, que será chamado de Bullseye, está na “fase” testing desde julho de 2019. Confira nesta matéria como anda seu desenvolvimento e como acompanhá-lo.
No dia 06/07/2020 fez 1 ano que o Debian 10 (Buster), a versão estável do Debian, foi lançada. Logo após o anúncio do Buster, também foi a anunciado a próxima versão, que sai da “fase” sid e entra na “fase” testing . Para saber mais sobre as fases de desenvolvimento do Debian, leia a matéria Debian - Curiosidades, informações, versões e ciclo de vida.
Debian Bullseye
Seguindo os padrões do Debian, o nome vem de um personagem da franquia Toy Story. O homenageado da vez é o cavalo Bala no Alvo, ou Bullseye no original. Ainda não há ŕevisão do lançamento, pois o Debian só é lançado quando está pronto. Mas os últimos lançamentos têm saído com aproximadamente dois anos de diferença e, se continuar assim, pode ser que seja lançado na metade do ano que vem.
No momento que escrevo esta matéria, o Debian 11 já possui as seguintes “configurações”, entre outras:
- Kernel 5.7;
- Gnome 3.36.3;
- Melhorias na tela de login e bloqueio, que o deixam bem semelhante ao Ubuntu 20.04, já que a versão do Gnome é a mesma;
- LibreOffice 6.4.5.2
- Bash 5.0.16
Como acompanhar o desenvolvimento?
É possível acompanhar o desenvolvimento do Debian através das listas de e até mesmo participar, ajudando a reportar bugs (falhas).
- A página https://www.debian.org/Bugs/ traz informações de como é possível ajudar reportando bugs;
- Na página https://bugs.debian.org/release-critical/ podemos acompanhar a quantidade de bugs críticos, quantidade de bugs corrigidos, ignorados, etc… Esta página fica em constante atualização;
- É possível se inscrever nas listas de email do projeto, recebendo assim, as informações por email sobre os assuntos que escolher. Estas listas são separadas por categorias.
- Na página https://micronews.debian.org/ são postadas notícias, anúncios e informações referentes ao projeto;/li>
- Mais informações sobre o Debian Bullseye em https://www.debian.org/releases/bullseye/.
Já posso baixar o testing?
Sim, é possível baixar o Debian Bullseye. Apesar de não ser recomendável utilizá-lo como sistema principal, devido à eventuais falhas (lembre-se: o sistema ainda está em desenvolvimento), o Debian testing é bem confiável e estável.
O link abaixo é de uma imagem que é gerada diariamente, com as atualizações incluídas naquele dia. Portanto, a imagem que você baixou ontem pode não ser a mesma que está disponível hoje. A imagem possui cerca de 343 Mb e é uma Netinst, ou seja, vai instalar o sistema base, ou seja, sem interface gráfica e no final aparecerá uma janela para escolher a interface desejada.
Debian Bullseye Testing |
---|
amd64-netinst |