Fedora 33 Beta

Conteúdo da página

Na semana passada foi disponibilizada a versão beta do Fedora 33, distribuição Linux desenvolvida pela comunidade do Projeto Fedora. Saiba mais na matéria abaixo.

Fedora

É a primeira vez que falo alguma coisa sobre o Fedora aqui no blog. Como de costume, só falo aqui sobre sistemas e aplicativos que utilizo, e o motivo de nunca ter falado sobre o Fedora era exatamente por nunca tê-lo utilizado. Esta situação mudou há alguns meses, quando resolvi instalar a versão 32 por curiosidade.
Segue uma breve história do sistema:
O Fedora é desenvolvido pela comunidade do Projeto Fedora e é um projeto patrocinado pela Red Hat (hoje adquirida pela IBM), que desenvolvia o sistema de mesmo nome. No começo dos anos 2000 o Red Hat passou a se concentrar na versão corporativa do sistema, com suporte pago e etc… A partir daí a Red Hat dá suporte ao projeto Fedora e o Fedora passou a ser, grosseiramente falando, a versão doméstica, desktop, do Red Hat Enterprise.
Alguns pontos a destacar:

  • O Fedora Workstation (que é a versão padrão) utiliza o GNOME como interface gráfica padrão, mas é claro que podemos instalar outras interfaces. Uma coisa interessante é que o GNOME apresentado pelo Fedora é o GNOME puro, sem modificações, e geralmente é a versão estável mais recente. Quando falo de modificações no GNOME me refiro àquelas como a Canonical faz no Ubuntu, que geralmente facilitam a vida dos usuários;
  • Os pacotes são os .rpm, que geralmente são lançadas versões de aplicativos conhecidos para este formato, até mais que para os pacotes .deb. Os pacotes .rpm são utilizados por diversas distribuições;
  • Um dos gerenciadores de pacote do Fedora (equivalente ao Synaptic do Debian e Ubuntu) é o DNF Dragora;
  • Também há o suporte para instalação de pacotes Flatpak (ainda vou falar deles com mais detalhes aqui no blog);
  • O dnf é o “equivalente” ao apt dos sistemas baseados no Debian;

Fedora 33 Beta

Após uma breve introdução, vamos ao motivo principal desta matéria, que é o lançamento do beta da versão 33. Ainda neste mês será lançada a versão final, provavelmente no dia 20/10/2020. Porém, quem se interessar já pode baixar e instalar a versão beta. Seguem alguns destaques desta versão:

  • O GNOME e seus aplicativos padrão vem na versão 3.38. Um detalhe é que algumas extensões ainda podem não estar funcionando corretamente no GNOME 3.38, o que pode tornar a experiência um pouco frustante. O GNOME sem algumas extensões (DashToDock, por exemplo) não facilita a vida dos usuários;
  • Kernel 5.8;
  • Firefox 81;
  • Libre Office 7.0.12;
  • O tema padrão é o Adwaita;
  • O sistema de arquivos padrão será o BTRFS, que pode trazer alguns ganhos de performance em comparação ao sistema de arquivos EXT4, que era o padrão na versão anterior;
  • Como citei no início, esta é uma versão pura do GNOME. quem está acostumado ao Ubuntu sentirá a falta de muitos aplicativos, mas nada que um sudo dnf install não resolva.

Download

Baixe e instale o Fedora 33 Beta. Note que é uma versão de testes, sujeita à bugs. Se você instalar esta versão, não será necessário um novo download quando a versão final for lançada, pois basta manter esta versão atualizada. Os links abaixo apontam para a versão Workstation e uma instalação de rede, Netinstall.

Fedora 33 Beta
 Workstation  Netinstall Mais…

Fedora 33 em funcionamento

O vídeo abaixo mostra o Fedora 33 Beta em funcionamento:

Watch the video

Considerações finais

Meu primeiro contato com o “mundo Linux” foi lá em 2004/2005 com o antigo Conectiva Linux, que utilizava pacotes .rpm. Este contato durou muito pouco tempo e depois passei a utilizar apenas distribuições baseadas no Debian. Para que está acostumado com os pacotes .deb e comando apt, pode ser um pouco estranho no começo, mas nada demais. Confesso que a experiência vem sendo bem interessante e pretendo falar mais vezes por aqui sobre o Fedora.