Reinstalar o Grub 2 utilizando um Live Cd do Ubuntu

Esta dica serve para quem precisou reinstalar o Windows e, quando reiniciou, percebeu que havia perdido o acesso ao Ubuntu. Isto é muito comum de acontecer e muitas pessoas, no desespero, acabam reinstalando o Ubuntu sem necessidade, perdendo tempo e às vezes, arquivos importantes. Existem diversas maneiras de instalar o Grub, mas a dica que segue foi a mais simples que utilizei até hoje e com alguns ajustes sempre funcionou.

Então, vamos começar: Você vai precisar de um Live Cd/Dvd do Ubuntu, utlilize uma versão acima da 9.10 (Karmic Koala) pois, foi a partir desta versão que o Grub2 passou a fazer parte do Ubuntu.
Inicie o seu computador com o Live Cd.
Após iniciado o sistema abra o terminal e digite o seguinte comando:

sudo fdisk -l

Você verá as partições existentes em seu disco, como está na imagem abaixo.

Recuperar o Grub

Descubra em qual partição seu Ubuntu está instalado. Neste caso a partição onde o Ubuntu está instalado é /dev/sda4, mas provavelmente não será este o seu caso. Monte o sistema de arquivos com o comando:

sudo mount /dev/sda4 /mnt

Neste ponto, o sistema antigo já está montado, então aproveite e monte os outros dispositivos dentro dele.

sudo mount --bind /dev /mnt/dev

Agora vamos acessar o diretório raíz do sistema antigo com o comando chroot, desta maneira você consegue administrá-lo via terminal.

sudo chroot /mnt

O próximo passo é atualizar o arquivo de configuração do grub.

sudo update-grub

Agora vamos efetivamente reinstalar o Grub2 na MBR. A MBR é o local onde ficam guardadas as informações de boot e sempre que instalamos o Windows ela é apagada, ficando apenas as informações do Windows. O primeiro passo é reinstalar o Grub2 na MBR. Preste atenção que é apenas /dev/sda, e não sda1, sda2, sda4…

sudo grub-install /dev/sda

Pressione Ctrl+D para sair do sistema antigo. Desmonte os todos os dispositivos montados anteriormente.

sudo umount /mnt/dev sudo umount /mnt

Reinicie o sistema e retire o Live Cd da bandeja.

sudo reboot

Ao reiniciar você perceberá que o Grub está instalado mas, em alguns casos haverá um problema: o Windows não aparece, aparece apenas o Ubuntu.
Para resolver este problema reinicie normalmente, faça o login, abra o terminal atualize o arquivo de configuração do Grub novamente com o comando:

sudo update-grub

Reinicie novamente o sistema.

sudo reboot

Pronto! Você agora estará com o Windows e o Ubuntu instalados e poderá escolher o qual desejar. Creio que esta dica funcione com outras distribuições, e não apenas com o Ubuntu, mas não testei, que tal tentar?