Armazenamento na nuvem (Dropbox, Google Drive, OneDrive e Copy)

Atualizado em 04/11/2014

O Dicas Linux e Windows traz hoje uma lista de alguns serviços de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem, serviços que permitem também a sincronização de arquivos entre diferentes dispositivos, o que os tornam ótimos para realizar backups de seus arquivos já que estes estarão replicados em vários lugares ao mesmo tempo. São eles: o Dropbox, Copy, OneDrive e Google Drive, serviços que são gratuitos e possuem versões pagas com maior capacidade de armazenamento.

O funcionamento destes serviços é bem similar, todos criam uma pasta em seu computador (ou outro dispositivo) onde você coloca os arquivos que quer compartilhar, armazenar ou sincronizar e, ao alterar esta pasta, ela será alterada nos outros dispositivos.

Dropbox é um serviço de armazenamento de arquivos online que permite sincronizar seus arquivos entre todos os computadores que você utiliza (Windows, Linux e Mac) e também com dispositivos Mobile (iPhone, iPad, Android e BlackBerry). Em sua versão grátis possui inicialmente 2 Gb de armazeamento que pode ser aumentado conforme você convida amigos para utilizar o serviço (500 Mb por convite aceito, instalado e logado).
Para utilizar é preciso que você crie uma conta no site, algo bem simples e rápido.
Criada a conta, baixe o Dropbox e instale.

onedriveOneDrive (anteriormente chamado de Microsoft Skydrive) funciona em Windows, Mac, dispositivos móveis (Android, Windows Phone, iOS). Com o OneDrive é possível editar documentos do Office 2013 e versões antigas online. A diferença está no espaço grátis de armazenamento (15 GB) e possui uma desvantagem para usuários Linux, pois não há um cliente oficial para Linux (mas isto pode ser conseguido de outras maneiras). Após a última atualização ficou possível o upload de arquivos únicos de até 10 GB. Para acessar o serviço basta utilizar uma conta da Microsoft, quem possui email (hotmail.com [.br], live.com, msn.com, outlook.com, Xbox), ou utiliza outros serviços da microsoft, provavelmente já possui uma conta. Se não possui, faça a inscrição aqui, baixe o Onedrive e instale.

copyCopy, assim como o Dropbox, pode ser utilizado em Windows, Mac e Linux e possui aplicativos para as 3 plataformas, também funciona em dispositivos móveis (iPhone, Android, and Windows Phone). A grande vantagem em relação aos dois serviços anteriores é o espaço gratuito de armazenamento que começa com 15 GB, que pode ser aumentado com o tempo, quase no mesmo estilo do Dropbox. Para utilizar basta um cadastro aqui e depois é só instalar o aplicativo de acordo com a sua plataforma. Clique aqui para instalar.

google driveGoogle Drive é a evolução do Google Docs, funciona em Windows, Mac e dispositivos Mobile (Android, iPhone e iPad) e gratuitamente proporciona um espaço de armazenamento gratuito de 15Gb. Para alguns tipos de documentos ele compartilha este espaço com o Gmail. O Google Drive, assim como o Microsoft OneDrive, permite a edição de documentos online e não possui um cliente oficial para Linux (mas também pode-se resolver isto de outras maneiras. Para utilizar o serviço é preciso possuir uma conta Google (Gmail, Youtube, Google +, Orkut, Picasa, Blogger, Google Apps…), se não possui crie uma agora. Baixe o cliente aqui e instale

Em resumo, alguns serviço possuem algumas vantagens, outros serviços possuem outras vantagens. A dica é utilizar o máximo possível de cada pois assim você terá muito mais espaço gratuito na nuvem, podendo assim, manter seus arquivos a salvo e acessíveis em qualquer hora e lugar.