Sis Mirage 3 Graphics no Windows 8

Em abril publiquei um post sobre o funcionamento da placa de vídeo Sis Mirage 3 nos sistemas Windows e Linux, e, naquela ocasião era impossível fazer esta placa funcionar no Windows 8 pois não havia suporte e nem driver disponível para este sistema. Passado algum tempo ainda não foi lançado nenhum driver novo e também não há suporte para Windows 8, mas com algumas atualizações do próprio Windows tornou-se possível a utilização desta placa neste sistema operacional.

Instalei o Windows 8.1 num notebook Philco PHN 14124B, que possui a Sis Mirage 3 (Sis 672 FX), com a versão 5.29 do driver baixado do site da Sis (baixe-o aqui) e utilizei durante 1 mês. Após instaladas todas as atualizações do Windows é realmente possível utilizar aplicações do Metro e utilizar a resolução correta para o monitor, mas ainda acontecem algumas coisas estranhas como travamentos (mas não sei precisar se é somente por causa da placa de vídeo). Estes travamentos acontecem com uma frequência razoável, mas após travar é só aguardar um tempinho que tudo volta ao normal. Outro problema que percebi foi quando é acionado o protetor de tela, ou mesmo quando o monitor é desligado pelo gerenciamento de energia, nestes dois casos ocorre um erro de kernel da placa de vídeo que atrapalha um pouco a volta à tela de trabalho do Windows.

A conclusão é que, pelo menos neste notebook da Philco, esta placa ainda não funciona muito bem com Windows 8. Realmente está muito melhor do que antes já que a tela não fica piscando o tempo todo e permite a utilização de aplicativos Metro. Pode ser que com novas atualizações do Windows esta experiência melhore, mas ainda prefiro utilizar com o Windows 7, onde a experiência com esta placa é bem melhor.