9 de janeiro de 2018

Utilizando o Android Auto em qualquer veículo

O Android Auto é um aplicativo para veículos que controla as funções de GPS, Radio, Agenda, Ligações e tem integração com o Google Now, o que possibilita o controle por voz, dando ao motorista total controle às funções citadas anteriormente. Para ser mais exato, o Android Auto é um sistema operacional Android, otimizado para o uso em veículos
Até então, o Android Auto funcionava apenas em veículos que vinham embarcados com esta tecnologia, porém, agora é possível utilizar suas funções no Smartphone, o que torna-o utilizável em qualquer veículo.
Para utilizá-lo basta instalar, como qualquer aplicativo, e seguir alguns passos para deixá-lo configurado corretamente.
Baixe e instale o Android Auto na Play Store.


Após instalar, abra e inicie a configuração. Primeiramente é necessário baixar o Google Maps. Este ponto é importante: O Android Auto para Smartphones ainda não funciona com o Waze, por este motivo deve-se utilizar o Google Maps.


Dê permissões solicitadas para os acessos, configure o acesso às notificações e o básico para funcionamento estará configurado.


O aplicativo basicamente aumenta a tela do dispositivo, torna fácil o acesso à mensagens (inclusive do WhatsApp), ligações, navegação por GPS, acesso à player de música, rádio e evita que o motorista se distraia da direção para mexer no aparelho. Todo o acesso à estas funcões pode ser feito or comandos de voz. Ex: Ligar para . Dirija para casa. Ouvir <nome da música> ou <nome do artista>, etc..


No menu configurações ainda é possível configurar respostas automáticas para as mensagens recebidas pelo WhatsApp enquanto o motorista estiver dirigindo.


O aplicativo torna-se bastante útil pra aqueles que não possuem veículos com esta tecnologia embarcada, a experiência é bem interessante. Vale ainda lembrar que, para elaborar a matéria, utilizei a versão Nougat do Android num Moto G5 com 2Gb de RAM, portanto, creio que em aparelhos com configurações semelhantes funcione sem problemas.