Google encerra Google+ e Inbox by Gmail

Conteúdo da página

A Google continua com sua política de desativação de serviços. Nos últimos dias a companhia anunciou que vai desativar dois de seus serviços. Um deles é o Inbox by Gmail e o outro é o Google +. Leia mais detalhes a seguir.

Inbox by Gmail

O aplicativo de emails será descontinuado no mês de março de 2019.
O Inbox foi lançado em 2014 como uma alternativa ao aplicativo do Gmail (também possui uma versão Web). Chamou bastante atenção em seu lançamento, teve boa aceitação e trouxe várias novidades que facilitavam o gerenciamento dos emails e organização da caixa de entrada. Com o tempo, vários desses recursos foram incorporados ao Gmail, tanto no aplicativo, quanto na versão Web. O aplicativo passou a servir como uma plataforma de testes para o Gmail e, há algum tempo, não recebia mais atualizações, aumentando a desconfiança que seu fim estaria próximo.

Google+

Nesta semana foi anunciado o fim da rede social Google+ (Plus). Pelo que foi possível entender do comunicado, a Google vem analisando há um certo tempo as permissões que os aplicativos tem de acesso aos dados dos usuários e descobriram que devido à um bug os aplicativos também tinham acesso a campos do perfil compartilhados com o usuário, mesmo que eles não estivessem marcados como públicos. Este problema foi resolvido logo depois de descoberto, em maio de 2018
Porém, a rede social está com uma baixa de usuários, segundo o próprio levantamento da Google, cerca de 90% das sessões na rede não duram mais do que 5 segundos. Juntando a baixa participação de usuários na rede social com o grande trabalho de sempre mantê-la segura e com a constatação de que os usuários desejam ter um controle mais detalhados sobre seus dados compartilhados com aplicativos, a Google decidiu encerrar rede social. Este encerramento terá início a partir de hoje e será totalizado em agosto de 2019. Durante este período serão disponibilizadas mais informações para que os usuários salvem seus dados.
A rede social que surgiu em 2011, “substituiu” o Orkut e tinha a missão de rivalizar com o Facebook, além de ser um grande agregador de serviços Google, porém, nunca atingiu nenhum de seus objetivos, nunca teve grandes quantidades de usuários ativos e praticamente só é acessada porque é obrigatória para utilizar alguns serviços. Este é um serviço que já deveria ter acabado há um bom tempo, diferente do Inbox by Gmail, que tem uma boa quantidade de fãs e usuários ativos.
Fonte: https://brasil.googleblog.com/2018/10/project-strobe-google-plus.html