Boot-Repair-Disk - Recuperação e Manutenção do Sistema
Boot-Repair-Disk é um conjunto de ferramentas Linux voltadas para manutenção e recuperação de sistemas operacionais. Dentre estas ferramentas estão o GParted, scripts para instalação, edição e recuperação do GRUB, ferramenta de remoção de sistema operacional, ferramenta de diagnóstico do boot, restauração da MBR entre outras. Mais detalhes a seguir.
Introdução
Creio que quase todo mundo, enquanto usuário de sistemas GNU/Linux, já deve ter passado por algum aperto perder o gerenciador de inicialização (GRUB) ao atualizar ou instalar um novo sistema para trabalhar em Dual Boot, ou tentando remover versões antigas do Kernel. Só quem já passou por isso sabe o quão é chato, e, não sabendo a maneira correta de resolver, pode causar uma grande quantidade de trabalho levando até à reinstalação do sistema operacional.
O Boot-Repair-Disk (Boot-Repair) evita todos estes transtornos, pois fornece ferramentas de recuperação do GRUB.
Como obter o Boot-Repair
A melhor forma de utilizar o Boot-Repair é a partir de um Live CD ou Pendrive inicializável, pois se você perdeu o acesso ao GRUB, não terá como acessar o sistema operacional instalado na sua máquina. As imagens para gravar no CD ou Pendrive podem ser obtidas nos links abaixo, de acordo com seu processador.
Grave a imagem baixada num CD ou Pendrive (Para gravar num pendrive, utilize o Universal USB Installer, UnetBootIn, YUMI ou qualquer aplicativo semelhante)
Recuperando o GRUB
Ao iniciar o computador, já com o CD no drive ou pendrive inserido, escolha o idioma e ao terminar o Boot, será mostrada a tela abaixo. Aguarde a finalização.
Após a detecção dos sistemas operacionais instalados, a tela abaixo será mostrada. Em casos de perda do GRUB, utilize as opções padrão (Reparação recomendada) e aguarde a conclusão. Reinicie a máquina e provavelmente o GRUB estará recuperado.
Nas opções avançadas é possível, além de recuperar o GRUB, alterar algumas opções a fim de obter um melhor resultado. Mas preste muita atenção no que está fazendo, pois poderá causar vários outros problemas.
Caso tenha mais de um sistema instalado, antes de recuperar, você poderá escolher a ordem de inicialização. Na opção Sistema a iniciar por padrão escolha o sistema desejado. Também é possível colocar o GRUB em outra unidade, ou partição.
No exemplo que estou utilizando tenho 5 sistemas operacionais instalados. Como visto na tela acima deixei o Debian 9 como padrão para iniciar. Na tela abaixo vemos todas as opções disponíveis. Podemos alterar para qualquer opção para ser a padrão de inicialização.
Nas telas abaixo temos mais opções avançadas. Aqui podemos, por exemplo, remover o GRUB totalmente antes de reinstalá-lo. Mas ao fazer isto, deve-se ter estar conectado à internet, pois será necessário baixar o pacote novamente. Também é possível salvar os logs, para buscar ajuda em caso de algum erro que impeça a recuperação. Antes de reiniciar o Boot- Repair, copie estes logs para outro lugar (e-mail, por exemplo).
Terminado o processo, reinicie o sistema e o GRUB estará recuperado, como podemos ver na tela abaixo.
Ferramentas de Manutenção de Sistema
Além de possibilitar a recuperação do GRUB, o Boot-Repair possui outras ferramentas que podem ser úteis para manipular partições (Gparted), diagnosticar problemas, recuperar sistemas operacionais ou mesmo para obter informações sobre o computador, como podemos ver na imagem abaixo.
Ferramenta para verificar as informações do computador. Muito útil obter informações de memória, processador e periféricos.
Ferramenta para desinstalar um sistema operacional.
Ferramenta para diagnosticar a inicialização do computador. Cria um arquivo de log com o diagnóstico realizado, possibilitando que as informações estejam disponíveis para procurar ajuda em fóruns e e outros sites na internet.
Considerações finais
É indispensável ter em mãos este conjunto de ferramentas pois, a qualquer momento, podemos ser surpreendidos com algum problema.