Java Oracle 11 - Instalando no Debian de maneira rápida e fácil

Conteúdo da página

A Oracle lançou recentemente a versão 11 do Java que terá suporte apenas para arquiteturas 64bits e suporte LTS. Veja nesta matéria como instalar facilmente o Java Oracle 11 no Debian.

Esta dica está desatualizada, veja a nova em Java Oracle 14 e posteriores no Debian, Ubuntu e Derivados.

O que é Java?

Segundo o site da Oracle: “O JDK é um ambiente de desenvolvimento para construir aplicativos e componentes usando a linguagem de programação Java. O JDK inclui ferramentas úteis para desenvolver e testar programas escritos na linguagem de programação Java e em execução na plataforma Java.”
Além de ser uma linguagem de programação, o Java (Não confunda com JavaScript) funciona como uma máquina virtual, onde os programas desenvolvidos na linguagem Java são executados. No “mundo Linux” - e mesmo no “mundo Windows” - vários programas são escritos nesta linguagem, inclusive para a Web, e dependem da Máquina Virtual Java (JDK) para serem executados. Dentre os programas importantes que dependem da JDK para serem executados está o IRPF - Programa Gerador da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2019 e anos anteriores.

Download e Instalação

Antes de prosseguir, remova qualquer versa instalada anteriormente.
Para fazer o download do instalador, acesse o site da Oracle pelo link: https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk11-downloads-5066655.html, aceite a licença e selecione a primeira opção, com a extensão .deb, como mostrado na imagem abaixo.

Dicas Linux e Windows - Java Oracle 11 - Instalando no Debian de Maneira Rápida e Fácil

Para instalar, abra o terminal (Ctrl +T), copie e cole o comando abaixo:

sudo dpkg -i jdk-11.0.2\_linux-x64\_bin.deb

Pronto, seu Java Oracle está instalado.

Observações finais

  1. Não instalei o plugin de navegador pois o Firefox e o Chromium estão mais aceitando o mesmo.
  2. Ao testar a versão do Java no terminal, com o comando java -version, aparece a mensagem de comando não encontrado. Porém ao executar programas que requerem o JDK estes foram executados normalmente e o JDK está instalado na pasta /usr/lib/jvm, como podemos ver abaixo:

Dicas Linux e Windows - Java Oracle 11 - Instalando no Debian de Maneira Rápida e Fácil

  1. Testei esta instalação nos seguintes sistemas: Debian Jessie 8.9 64bits. Mas provavelmente funcionará para as versões posteriores e com os derivados do Debian como o Ubuntu. Fica a dica: Teste e comente aqui se o resultado foi satisfatório.