Java Oracle 14 e posteriores no Debian, Ubuntu e Derivados

Conteúdo da página

A Oracle acabou de lançar a versão 15 do Java SE. Veja aqui como baixar, instalar e configurar esta versão e as posteriores no Debian, Ubuntu e derivados.

Atualizado em 06/04/2021

Java Oracle

O Java Oracle (Java SE) é o conjunto de ferramentas necessárias para o desenvolvimento e execução de programas com a linguagem de programação Java. O Java SE (Java Platform, Standard Edition) contém o ambiente de execução, chamado de JRE (Java Runtime Environment), e o JDK (Java Development Kit), que é o “modo” utilizado para criar programas na linguagem de programação Java. Diversos programas que são desenvolvidos para serem executados em multiplataforma são produzidos e disponibilizados na linguagem Java - como o programa de declaração do imposto de renda- e necessitarão do Java (JRE) para serem executados.
Diferentemente da maioria das dicas que encontramos na net, que mostram apenas a instalação do JRE, nesta dica você vou mostrar - de maneira sucinta - como deixar o ambiente completo funcionando no sistema. Esta dica servirá para qualquer atualização futura do Java Oracle (até segunda ordem) bastando apenas trocar o número da versão.

Download

  • Acesse: https://www.oracle.com/java/technologies/javase-jdk15-downloads.html;
  • Após, escolha a versão referente ao pacote Debian, chamada de Linux Debian Package. No momento em que escrevo atualizo a matéria o pacote tem o nome de “jdk-15.0.2_linux-x64_bin.deb”, a parte “15.0.2” refere-se ao número da versão, que poderá ser atualizada a qualquer momento, o que causará uma mudança no nome do arquivo;
  • Aceite a licença e faça o download sua pasta de usuário (/home/nome-de-seu-usuario/).

Instalação

Antes de qualquer coisa, desinstale qualquer versão que possa ter sido instalada anteriormente.

sudo apt purge oracle-java*

Após, siga os comandos abaixo para instalação. O asterisco é um curinga, que substitui o número da versão correspondente ao arquivo que você acabou de baixar.

cd $HOME/

sudo dpkg -i jdk-*_linux-x64_bin.deb

Configuração

O Java Oracle está instalado na pasta /usr/lib/jvm/jdk-15.x.x. Vamos configurá-lo.

sudo gedit /etc/profile

Gedit é o editor gráfico de textos do Gnome. Pode utilizar qualquer editor de textos (Vim, Joe, Pluma, Kedit, Kate, Geany…)

Insira o trecho abaixo no arquivo que foi aberto e salve-o. Caso haja algum trecho parecido, substitua por este. Sempre substitua a parte “15.x.x” pela versão que corresponde à versão que você está instalando.

export JAVA_HOME="/usr/lib/jvm/jdk-15.x.x" export CLASSPATH="$JAVA_HOME/lib":$CLASSPATH export PATH="$JAVA_HOME/bin":$PATH export MANPATH="$JAVA_HOME/man":$MANPATH

Após, digite os comandos a seguir no terminal:

sudo ln -s /usr/lib/jvm/jdk-15.x.x/bin/java /usr/local/bin/

sudo ln -s /usr/lib/jvm/jdk-15.x.x/bin/javac /usr/local/bin/

Por último, digite no terminal o comando abaixo:

java -version

E a saída deve ser alguma coisa parecida com a saída mostrada abaixo. Se apareceu algo diferente revise o passo-a-passo e tente novamente.

 java version "15" 2020-03-17  
 Java(TM) SE Runtime Environment (build 15+36-1461)  
 Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 15+36-1461, mixed mode, sharing)