Como resolver o erro ao instalar extensões no Firefox

Conteúdo da página

Nos últimos dias o Firefox não permitiu a instalação de nenhuma extensão. O problema já foi resolvido com uma atualização lançada, mas, se você ainda está com este problema, veja a solução a seguir.

Firefox e Firefox ESR

O Firefox é um navegador web multi-plataforma desenvolvido pela fundação Mozilla e por colaboradores. A versão padrão, chamada apenas de Firefox (ou Firefox Quantum) atualmente está na casa das versões 66 e é a versão disponível no repositório do Ubuntu. Já a versão chamada Firefox ESR é uma versão de suporte estendido, ainda possui alguns recursos - como o leitor de RSS - que já não está mais disponível no Firefox padrão. É a versão que está disponível no repositório do Debian e está na casa da versão 60.

Extensões desativadas

Após a atualização para a versão 66.0.4 do Firefox e 60.6.2 do Firefox-ESR, todas as extensões foram desativadas e não estava sendo permitida nenhuma outra instalação de extensões. O problema ocorreu devido ao vencimento e a não renovação dos certificados de segurança.

Resolvendo o problema

 Para resolver o problema foram disponibilizadas novas versões dos navegadores, a 60.6.3 do ESR e a  66.0.5 do padrão. Abra o terminal (CTRL + ALT + T) e insira os comando abaixo:

sudo su

apt update

No Debian

apt install firefox-esr

No Ubuntu

apt install firefox

Pronto, o Firefox estará atualizado e com extensões funcionando de maneira correta novamente.

Como garantir sempre a versão mais recente?

Se por qualquer motivo você não conseguir atualizar, ou se deseja receber sempre a versão mais recente direto da Mozilla, volte ao terminal e siga os passos abaixo:

sudo su

Primeiramente desinstale a versão que veio instalada na sua distribuição.

No Debian

apt remove firefox

No Ubuntu

apt remove firefox-esr

Agora, faça o download da última versão, de acordo com a sua preferência. Salve em sua pasta home. Como exemplo vou utilizar a instalação do Firefox-ESR, mas é o mesmo princípio com o Firefox Padrão, o que altera é apenas o nome do arquivo baixado.

Firefox ESR

wget https://download.mozilla.org/?product=firefox-esr-latest-ssl&os=linux64&lang=pt-BR

Mova a pasta de sua pasta home para a pasta /opt.

mv firefox-60.6.3esr.tar.bz2 /opt

Acesse a pasta Opt e descompacte o arquivo.

cd /opt

tar -jxvf firefox-60.6.3esr.tar.bz2

Para permitir a atualização automática para as novas versões dê permissão ao seu usuário na pasta /opt/firefox. Desta maneira, quando logado com seu usuário, a atualização ocorrerá de forma automática, da mesma forma que acontece no Firefox do Windows.

chown -R nomedousuario.nomedogrupo firefox

Como o arquivo gerado anteriormente não será mais necessário, exclua-o.

rm -rf firefox-60.6.3esr.tar.bz2

Para criar o atalho no menu:

sudo joe /usr/share/applications/Firefox.desktop

O editor pode ser qualquer um, tanto em modo texto, quanto em modo gráfico. Ex: nano vi joe gedit kedit pluma. Copie os dados abaixo, cole no arquivo aberto e salve.

\[Desktop Entry\] Name=Firefox ESR Exec=/opt/firefox/firefox %u Icon=/opt/firefox/browser/chrome/icons/default/default48.png Type=Application Categories=Network;