Skolelinux, o Debian Educacional

Conteúdo da página

Conheça o Skolelinux, a versão do Debian voltada ao ambiente escolar. Mais detalhes na matéria a seguir.

Skolelinux

O Skolelinux (ou Debian EDU) é um ambiente educacional completo e facilmente configurável. Após instalado e configurado disponibiliza um conjunto de aplicativos educacionais que pode ser categorizado por idade, além de um servidor LTSP¹.

Detalhes, informações e lançamento

O Skolelinux é uma versão do Debian com um ambiente educacional instalado e pré-configurado. Possui perfis com aplicativos educacionais voltados para várias faixas de idade. Tais aplicativos, e demais configurações também estão disponíveis no Debian “normal”. As interfaces também são as mesmas do Debian e o lançamento de cada versão segue o mesmo calendário, sendo que a versão estável atual é o Debian Buster, lançado em 06/07/2019.

Download e informações sobre instalação

O Skolelinux está disponível 32 e 64 bits, porém, se for utilizado como servidor de rede ou servidor LTSP é recomendável utilizar o 64 bits. Para download das imagens:

Skolelinux
amd64  Netinst  DVD
i386 Netinst DVD

A instalação é praticamente igual ao do Debian, com a adição de alguns perfis que podem torná-la pouco mais demorada. Vejamos:

  • Se estiver utilizando uma imagem de instalação netinst - aquela onde o ambiente gráfico é escolhido e baixado durante a instalação - num determinado momento aparecerá uma opção onde você poderá escolher os tipos de perfis que deseja. Cada caso se aplica à uma situação:

  • Servidor Principal - Não há interface gráfica e deve haver apenas um servidor na rede;

  • Estação de Trabalho - Para máquinas normais (não servidores) na rede Debian EDU;

  • Estação de Trabalho Itinerante - Para máquinas que hora são utilizadas na rede Debian EDU e hora são utilizadas fora desta rede;

  • Servidor LTSP - Requer duas placas de rede, pois uma é utilizada para a “entrada” de rede e a outra para a “saída” do sistema que será recebido pelos Thin Clients, que funcionarão com o perfil Estação de Trabalho (Ver notas);

  • Autônomo - Não interligada à rede Debian EDU e pode conflitar com os outros perfis;

  • Mínimo -  Totalmente integrado à rede Debian EDU, mas sem nenhuma interface gráfica instalada.

  • Se estiver utilizando uma imagem de instalação completa o perfil poderá ser escolhido e instalado diretamente do DVD.

Considerações finais

O Skolelinux é ideal para que os administradores de ambientes escolares não tenham grandes preocupações com licenças de software e com configurações constantes e complexas. Quando utilizado como servidor LTSP as vantagens são multiplicadas, pois demanda menos capacidade de hardware nos clientes e a configuração é simplificada, pois ocorre apenas uma vez, e esta é replicada aos Thin Clients.
Para mais informações sobre o Skolelinux acesse: https://wiki.debian.org/DebianEdu e https://www.skolelinux.de/en/

Notas

¹ Segundo a Wikipedia:

Linux Terminal Server Project (ou somente LTSP) é um projeto baseado em Linux que agrupa várias ferramentas e protocolos, com a finalidade de proporcionar um ambiente de trabalho remoto. Todo o software é corrido no servidor, e os terminais servem apenas de interface entre o utilizador e as aplicações – os poucos ciclos de processamento gastos são para enviar os dados da placa de rede à placa gráfica (…)

Ou seja: São utilizados terminais com pouca capacidade de processamento e memória (thin clients), que podem rodar um sistema completo, pois todo processo estará num servidor (que deverá possuir uma boa configuração). Desta forma minimizam-se os custos, é possível colocar mais máquinas funcionando e facilita a manutenção e configuração, pois tudo será feito apenas uma vez no servidor.