Ubuntu 19.10 chegou

Conteúdo da página

No dia 17 de outubro de 2019 foi lançado o Ubuntu 19.10, chamado de Eoan Ermine. Esta é a última versão antes do próximo LTS. Veja aqui o que o Eoan Ermine traz de novidades e como obtê-lo.

Sobre o Ubuntu

O Ubuntu é um sistema operacional de código aberto, construído a partir do Kernel Linux. É desenvolvido por uma empresa chamada Canonical, é baseado no Debian, uma das mais antigas distribuições Linux e pai de várias distribuições Linux. Sua primeira versão foi lançada em 2004 e agora chega na versão 19.10, que terá suporte até julho de 2020. Saiba mais sobre o Ubuntu, seu suporte e ciclo de vida em: Ubuntu - Como funciona a política de seu ciclo de vida.

Quais são as novidades que virão com o Eoan Ermine?

Como citei anteriormente, esta é a última das 3 versões intermediárias lançadas entre uma versão LTS. As versões intermediárias contém os pacotes estáveis mais recentes, que funcionam como um teste para o que será lançado no próximo LTS. Dentre as novidades que chegam com o Ubuntu Eoan Ermine estão:

  • Kernel 5.3;
  • Gnome 3.34 - o gerenciador padrão do Ubuntu com os pacotes básicos para o funcionamento da interface gráfica. Esta nova versão traz (entre outras coisas) melhorias no Gnome Music, Gnome Fotos, possibilidade de criar pastas no Dash, correção de bugs, melhorias nas configurações do plano de fundo, facilitando a seleção de papéis de parede personalizados;
  • Tema Yaru, que já foi o padrão na versão anterior, agora traz variações clara e escura;
  • O navegador padrão é o Firefox, que chega em sua versão 69;
  • O LibreOffice, suíte de aplicativos de escritório, chega na versão 6.3;
  • Cliente de email Thunderbird na versão 68;
  • Suporte ao sistema de arquivos ZFS (Em caráter experimental);
  • Boot mais rápido;
  • Aplicativos 32 bits como Wine e Steam continuam firmes e fortes no sistema, confirmando o que foi anunciado em Junho/2019, quando a Canonical voltou atrás na decisão que havia tomado em não dar suporte aos aplicativos de 32 bits no Ubuntu;
  • Inclusão dos drivers proprietários da NVIDIA na ISO de instalação. Tal inclusão é muito interessante pois a GPU será reconhecida já no momento da inicialização do sistema pelo modo Live.

Como obter o Ubuntu Eoan Ermine?

Há duas formas de obtê-lo: Por meio de atualização ou instalando do zero (instalação limpa).

Para obter através de atualização aguarde a mensagem do atualizador do sistema ou siga os 3 próximos passos:

Atualize os repositórios:

sudo apt update

Atualize os pacotes da versão atual:

sudo apt full-upgrade

Se não deu erro na saída após utilizar o comando anterior, atualize a versão do sistema:

sudo do-release-upgrade -c -d

Detalhe: Após iniciada a atualização não é possível interrompê-la. Caso interrompida, o sistema irá quebrar e não será possível utilizá-lo.

A maneira mais recomendável utilizar a instalação limpa, pois praticamente não há chances de quebrar o sistema. O problema da instalação limpa é que você irá perder os aplicativos instalados e suas configurações pessoais (caso a pasta pessoal não esteja numa partição separada). Para fazer uma instalação limpa, baixe uma imagem ISO (ver links para download abaixo), grave num CD/DVD ou pendrive e instale.
Não recomendo instalar esta versão no computador que você utiliza diariamente, pois seu suporte irá durar apenas 9 meses, portanto, teste numa máquina virtual. Veja como fazer isto em: Máquina Virtual: Instalando e configurando o VMware Player e em Máquina Virtual: Instalando e configurando o sistema no VMware.
Também é possível testar pelo CD/DVD ou pendrive, sem necessidade de instalação.

Download

Baixe a imagem ISO.

 Ubuntu