Suporte do Windows 7 acaba em 14/01/2020

Conteúdo da página

Conforme anunciado no ano passado, a Microsoft deixará de fornecer atualizações de segurança gratuitas para o Windows 7 em janeiro de 2020. Saiba mais a seguir.

O final do fim

No dia 14 de janeiro de 2020 o suporte dado ao Windows 7 pela Microsoft será encerrado completamente. A data oficial é esta, mas considere que o sistema está “morto”. Por curiosidade tentei atualizar o Windows Defender, e posteriormente o Microsoft Security Essentials no dia 03 de janeiro e já não foi possível completar a atualização.
As atualizações de segurança gratuitas eram o único suporte prestado pela Microsoft que, desde o ano passado, intensificou uma campanha para convencer os usuários a atualizar para o Windows 10 A partir do dia 15 de janeiro serão exibidos avisos em tela cheia para lembrar os usuários sobre o fim do suporte e convencê-los a atualizar. Não sei como está no momento atual, mas no ano passado mesmo os usuários que possuiam versões não originais estavam conseguindo atualizar para a última versão. Se este é seu caso não custa tentar. A grande questão em atualizar é que se seu dispositivo for antigo este não poderá executar o Windows 10 com a mesma eficiência que executava o Windows 7.
O Windows 7 continuará funcionando, porém, não haverá mais atualizações e muito menos suporte técnico. Não é nada recomendável utilizar um sistema sem atualizações de segurança. A cada dia novos vírus, malwares e demais formas de invadir sua privacidade são lançadas e utilizar um sistema que te deixa exposto é um grande risco.

10 anos

O Windows 7 permaneceu ativo por 10 anos, pois este era o tempo de suporte estipulado pela Microsoft quando este foi lançado. Mesmo com o lançamento de Windows 8 e 8.1 - que vieram com muitas mudanças na interface gráfica - o Windows 7 caiu no gosto dos usuários e permaneceu por um bom tempo como a versão do Windows mais utilizada nos PCs. Com o fim do ciclo de vida da versão 7 a Microsoft busca concentrar seus esforços na versão mais recente.Segundo o site netmarketshare.com, em dezembro de 2019 o Windows 7 ainda estava sendo utilizado por 26,64% de PCs no mundo, conforme vemos na imagem abaixo.

Atualizações pagas até 2023

Usuários de versões corporativas e de versões rodando no Azure ainda terão atualizações de estendidas de segurança (ESU) e suporte pago até 2023.