Navegador Edge baseado no Chromium será lançado em janeiro de 2020 e terá versão para Linux

Conteúdo da página

A Microsoft anunciou que o navegador Edge, baseado no código do Chromium, já tem data de lançamento. Além disso a empresa anunciou que haverá versão para Linux. Confira mais detalhes nesta matéria.

O navegador Microsoft Edge é um navegador da Microsoft que vem pré instalado nos sistemas Windows. Surgiu em 2015 para substituir o antigo navegador Internet Explorer, outrora líder no mercado de navegadores, porém, nunca conseguiu competir com o Chrome da Google ou mesmo com o Mozilla Firefox. Buscando alcançar melhor colocação no mercado e aproveitando o já consagrado (pelo Google Chrome) motor do projeto Chromium em detrimento ao seu motor, no começo do ano a Microsoft anunciou que o navegador Microsoft Edge seria baseado no Chromium.

Previsão de lançamento

Desde então não havia notícias a respeito da data seu lançamento, mas as versões de testes vinham surgindo com frequência nos canais Beta (semestralmente), DEV (semanalmente) e Canary (diariamente).
Porém, nos últimos dias, a Microsoft anunciou que a versão final será lançada no dia 15 de janeiro de 2020. Ao que tudo indica, os usuários do Windows 10 não precisarão baixá-lo separadamente, pois ele será disponibilizado num update do sistema. Sendo assim, provavelmente o atual Edge (que não é baseado no Chromium) será substituído, deixando de existir.  Como há versões beta disponíveis para o Windows 7 e Windows 8.1 é provável que hajam versões finais para estes sistemas, porém, não há como afirmar já que o suporte para estas versões já não existe ou está deixando de existir.

Novidades

Uma das novidades mais interessantes que foram confirmadas é que haverá uma versão para sistemas Linux. Não é de se estranhar, levando em consideração que a Microsoft anda bem próxima ao Linux e ainda levando em consideração que o Chromium é compatível com Linux. Porém, ainda não há uma data para que isto ocorra.
Além de ser compatível com os principais recursos que existem no Google Chrome, o novo Edge trará o peso da Microsoft implantando seus próprios recursos. Veja outros detalhes sobre o novo navegador:

  • O motor de busca padrão será o Bing, como não poderia ser diferente;
  • O logotipo foi alterado para o logotipo utilizado o início desta matéria, assim já não lembra mais o ícone do Internet Explorer;
  • Com a inclusão dos sistemas Linux, o Edge suportará todas as plataformas;
  • A última versão beta disponibilizada trouxe algumas ferramentas como a sincronização de histórico e favoritos e a proteção contra rastreamento ativada por padrão.
  • Ainda não se sabe ao certo se todas as ferramentas que já foram anunciadas serão disponibilizadas já na versão de janeiro. Mas é certo que serão totalmente implementadas no decorrer de 2020.

Considerações Finais

Com este lançamento a Microsoft tenta entrar na briga dos navegadores como uma concorrente de peso, tentando alcançar o topo e a hegemonia que já foi sua em outras épocas. Fato é que, para o usuário final, é mais uma opção de navegador, ainda que o mesmo seja muito parecido com o Google Chrome. Já para os usuários Linux fica a experiência de poder utilizar um navegador da Microsoft pela primeira vez.
Caso tenha curiosidade de testar o novo Edge, você poderá obtê-lo nos canais de testes pelo link disponibilizado abaixo. Vale lembrar que a versão Linux ainda não possui nenhuma versão.

Download da versão de teste - https://www.microsoftedgeinsider.com/pt-br/download/