Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla - Kernel 5.8 e alguns recursos

Conteúdo da página

Falta pouco mais de 1 mês para o lançamento do Ubuntu 20.10 - Groovy Gorilla. Veja a seguir quais serão os próximos passos até o lançamento e quais os recursos que já estão presentes até o momento.

Conforme mostrado na matéria Ubuntu 20.10 - Maio 2020, a próxima versão do Ubuntu será lançada em outubro, com suporte de 9 meses, e será uma das 3 versões intermediárias entre as versões LTS (saiba mais sobre as versões do Ubuntu em Ubuntu - Como funciona a política de seu ciclo de vida).
Faltando aproximadamente 1 mês para seu lançamento, chegamos numa fase que as coisas interessantes começam a surgir. Mas antes de chegarmos à elas, vejamos os marcos importantes para o lançamento.

  • 17 de setembro de 2020 - Congelamento da interface: Ponto onde a interface do usuário e a arte não são mais alteradas, salvo alguma exceção;
  • 24 de setembro de 2020 - Congelamento da String de documentação: Segundo a Ubuntu Wiki é “O ponto em que paramos de criar e modificar strings na Documentação. Este congelamento permite que a documentação seja traduzida”;
  • 1º de outubro de 2020 - Lançamento do Beta;
  • 8 de outubro de 2020 - Congelamento do Kernel;
  • 15 de outubro de 2020 - Congelamento final e lançamento do Release Canditate (RC);
  • 22 de outubro de 2020 - Lançamento final.

Kernel 5.8 e versões de alguns aplicativos até o momento

A versão estável mais recente do Kernel Linux é a 5.8.7, que foi lançada em 05/09/2020. O Ubuntu Groovy Gorilla, no momento que escrevo, já está com a versão 5.8.0-18 (ver imagem abaixo) e é bem provável que ele seja lançado com o Kernel na “casa” do 5.8.x. O Kernel 5.8 possui diversas melhorias de suporte de hardware, e adoção de terminologias inclusivas, que, entre outras coisas, substitui a terminologia mestre/escravo na identificação de discos por primário/secundário.
O Gnome está na versão 3.38 e alguns aplicativos já estão com suas versões mais atuais, como o LibreOffice 7.0.1.1 e Firefox 80.0.1, e é bem provável que estes estejam com suas versões mais atuais no momento do lançamento.

Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla - Kernel 5.8 e alguns recursos - Dicas Linux e Windows

Baixe já o Ubuntu 20.10

Apesar de ainda não ter sido lançada nenhuma versão beta ou release candidate, já é possível baixar uma ISO e instalar em seu dispositivo. Isto é possível porque são lançadas compilações diárias. Por se tratar de uma versão em desenvolvimento, não é recomendável utilizar como sistema principal, pois podem ocorrer bugs que podem lhe causar problemas. Por outro lado, a cada atualização - e serão muitas caso instale uma Daily Build - o sistema estará cada vez mais completo e quando for lançado oficialmente já estará totalmente atualizado.

 Baixe o Ubuntu 20.10 - Groovy Gorilla - Daily Builds (64 bits)