Tema do Ubuntu com nova cor

Conteúdo da página

O Ubuntu 22.04 será lançado com uma alteração em seu tema padrão, o Yaru, que passará a ter destaque para a cor laranja.

Tema Yaru

O Yaru é o tema oficial do Ubuntu desde a versão 18.10 de 2018. Sua cor predominante sempre foi o roxo que, na minha opinião, dava um belo destaque principalmente quando utilizado com a versão escura do tema do sistema. Inclusive é o tema da distribuição que utilizo, o Debian e inclusive mostrei na matéria Tema Yaru do Ubuntu no Debian e em outras distribuições Linux como colocá-lo em outras distribuições além do Ubuntu. A partir da versão 22.04 a cor predominante será a cor laranja.

Por quê mudar?

O motivo da mudança deve-se à uma biblioteca, a libadwaita, que permite apenas uma cor. Por algum motivo os desenvolvedores escolheram a cor laranja e a cor atual deverá ser removida da paleta de cores do Ubuntu.

Quero ver o novo tema

As mudanças ainda não estão disponíveis nas Daily Builds que são as atualizações diárias do Ubuntu, portanto, só nos resta é aguardar as novidades que surgirão nos próximos dias/semanas/meses até o lançamento do Ubuntu 22.04 em abril deste ano. Porém, podemos ter uma ideia de como ficará a partir das imagens abaixo: (via Git Hub)

Como é agora:

Tema do Ubuntu com nova cor

Como ficará:

Tema do Ubuntu com nova cor

Tema do Ubuntu com nova cor

Tema do Ubuntu com nova cor

Notas

  • Na minha opinião poderiam lançar várias versões, cada um variando a cor padrão, deixando o laranja, roxo e incluindo o marrom, que era comum no Ubuntu antes do ano de 2010.
  • Se não me engano o Ubuntu já utilizou um tema voltado para a cor laranja como padrão, o tema Ambiance na versão 12.04 do ano de 2012.

Fonte

omg! ubuntu!