Tema Yaru do Ubuntu no Debian e em outras distribuições Linux
Veja aqui como deixar outras distribuições Linux com a mesma aparência do novo Ubuntu 20.04 instalando o novo tema Yaru.
Uma das coisas que sempre achei mais legais no Ubuntu são seus temas. Meus preferidos sempre foram os temas voltados para a cor marrom, presente nas versões 6, 7, e depois os voltados para a cor laranja. O tema Yaru é o tema oficial do Ubuntu há um certo tempo. A versão do Ubuntu 20.04 LTS traz uma versão ainda mais bonita deste tema com variantes Dark e Light. Nesta dica vou mostrar como instalar os ícones e cores das janelas deste tema no Debian e no Fedora ambos com o Gnome Shell e no Linux Mint, com o ambiente Cinnamon. Em outras interfaces gráficas apenas o tema de ícones fica legal.
Download
Os arquivos foram pegos diretamente de uma instalação do Ubuntu 20.04 e estão disponíveis em minha pasta do Dropbox.
Para baixar, abra o terminal (CTRL +Alt+ T) e insira o comando: (Pode copiar e colar)
wget https://www.dropbox.com/s/sbbpdap72m5agrf/yaru.zip?dl=0 -O yaru.zip
Instalando o tema
A fim de não mexer nas configurações do sistema, vou mostrar como instalar o tema apenas na pasta de usuário, ou seja, o tema só ficará disponível para o usuário que o instalou.
Descompacte o arquivo baixado
unzip yaru.zip
O comando acima cria 2 pastas ocultas (.themes e .icons) na pasta home do usuário, e os arquivos dos temas ficam nestas 2 pastas. Para visualizar as pastas ocultas basta dar um CTRL +H.
Configurando o tema
Para facilitar a configuração do tema no Gnome Shell instale a ferramenta de ajustes.
sudo apt install gnome-tweak-tool
Após a instalação da ferramenta de ajustes, procure ela mesma, como abaixo:
Depois escolha o menu Aparência e escolha os temas, como mostrado abaixo:
Os temas estão instalados e configurados. Caso queira deixar as fontes iguais as do Ubuntu, veja como fazer em: Gosta das fontes do Ubuntu? Veja como instalar em seu sistema Linux e deixá-lo com a mesma aparência do Ubuntu.
Veja nas imagens abaixo como o tema, na variante Yaru Dark, ficou no Debian, Fedora e Linux Mint.