Como instalar o programa de declaração do imposto de renda 2019 no Linux

Conteúdo da página

Chegou o mês de março, passou o carnaval e, como de costume, chegou a hora de declarar o imposto de renda. Se você utiliza algum sistema baseado em Linux, e tem dificuldades para instalar o programa que faz a declaração, leia nesta matéria como fazê-lo.

Se procura a versão 2020, veja em: Programa de declaração do IRPF 2020 - Instalação no Debian e Derivados

O programa que será instalado realiza a declaração de imposto de renda de pessoa física, por isto é chamado de IRPF, e seu instalador está disponível no formato .BIN.
Todo procedimento será realizado no Debian, testado na versão Jessie e Stretch.
Um dos pré requisitos para instalar o IRPF é ter o Java instalado. O Java pertence à uma empresa chamada Oracle, e no Debian os softwares proprietários não vêm incluídos no sistema. Para resolver este problema eu utilizo o OpenJDK, que é uma versão do Java em código aberto e está disponível nos repositórios do Debian. Para instalar, execute os comandos a seguir no terminal:

sudo apt-get update

sudo apt-get install openjdk-8-jdk

Mas caso seja necessário utilizar o Java Oracle, veja como fazê-lo na matéria Java Oracle 11 - Instalando no Debian de maneira rápida e fácil.

Download do programa

Após a instalação do OpenJDK, vamos à página de download do IRPF. Faça o download do arquivo de instalação no neste link, direto do site da Receita Federal. Note que há a opção para sistemas 32 e 64 bits. Clique na opção referente à arquitetura do seu sistema.
Para descobrir a arquitetura do seu sistema, abra o terminal e digite: uname -m

Escolha a opção desejada e faça o download.

Dicas Linux e Windows - Como instalar o programa de declaração do imposto de renda 2019 no Linux

Neste exemplo utilizei a versão para arquitetura 64bits. Recomendo que faça o download na pasta /home/seu-nome-de-usuário. O nome do arquivo baixado, neste caso é IRPF2019Linux-x86_64v1.0.bin.

Instalação

Antes de iniciar a instalação é preciso dar ao arquivo baixado a permissão de execução, isto pode ser feito de duas maneiras: 1 - Clique com o botão direito do mouse e vá em propriedades, depois marque a opção permitir execução ou executável (os nomes podem variar dependendo da distribuição/interface). 2 - Abra o terminal (Ctrl + T) e dê as permissões de execução para o arquivo IRPF2019Linux-x86_64v1.0.bin, que foi baixado no passo anterior e é o instalador do IRPF. Para fazer isto execute o comando abaixo:

chmod +x IRPF2019Linux-x86\_64v1.0.bin

Após, para instalar, há duas opções: 1 - Clique duas vezes no arquivo. 2- Ainda no terminal execute o comando abaixo.

./IRPF2019Linux-x86\_64v1.0.bin

A instalação será iniciada, basta avançar até o final pronto, o atalho será criado no menu, e pronto, IRPF2019 instalado com sucesso.

Dicas Linux e Windows - Como instalar o programa de declaração do imposto de renda 2019 no Linux

Abaixo o IRPF2019 instalado.

Dicas Linux e Windows - Como instalar o programa de declaração do imposto de renda 2019 no Linux

Observações finais

Caso precise de um ou mais destes programas baixe-os no endereço a seguir: http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/dirpf/entrega-da-declaracao-do-irpf/download-programas-dirpf. O princípio de instalação é o mesmo para os programas dos anos anteriores.