Programa de declaração do IRPF 2020 no Debian, Ubuntu e derivados (Arquivo .bin + Java Oracle)

Postado por , em 25 comentários:
Programa de declaração do IRPF 2020 no Linux (Arquivo .bin + Java Oracle) - Dicas Linux e Windows
A Receita Federal disponibilizou o download do programa para declaração do imposto de renda para pessoa física - DIRPF 2020. Saiba aqui como instalar no Debian, Ubuntu e derivados utilizando um arquivo .BIN e o Java Oracle.






IRPF 2020


O programa é necessário para efetuar as declarações do imposto de renda de pessoa física, que podem ser entregues do dia 01/03/2020 à 30/04/2020 30/06/2020.

Download


O download do DIRPF 2020 pode ser feito no site da RFB, no seguinte endereço: http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020/download/outros-sistemas-operacionais
Escolha a versão equivalente à arquitetura do seu sistema (32 ou 64 bits). Será baixado um arquivo no formato .bin, salve na sua pasta de usuário (/home/nome-de-seu-usuario/).

Instalação


Para a instalação dê a permissão de execução no arquivo baixado. Para fazer isto abra o terminal (CTRL +ALT +T) e digite os comandos abaixo:

 cd $HOME/

 chmod +x nome-do-arquivo-baixado.bin

Após a permissão permaneça no terminal e digite o comando de instalação:

 ./nome-do-arquivo-baixado.bin

A instalação será iniciada. Caso apareça um aviso de que é necessária a instalação do Java da Oracle, interrompa a instalação do DIRPF 2020 e faça a do Java. Caso tenha dúvidas de como instalar o Java veja em Java Oracle 14 e posteriores no Debian, Ubuntu e Derivados. Após instalar o Java, repita o comando anterior e a instalação será iniciada. Apenas avance até o fim e o DIRPF 2020 estará instalado.

Programas dos anos anteriores


Se por algum motivo precisar de algum programa dos anos anteriores, baixe-os aqui e siga o mesmo processo de instalação desta matéria.

Caso precise da versão com OpenJDK veja em: Programa de declaração do IRPF 2020 no Linux com Java OpenJDK



Compartilhe:

25 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    Esta foi a maneira mais fácil de instalar o programa da receita federal no Linux Ubuntu que já encontrei na internet.

    Obrigado por compartilhar o seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Mano, muito simples de instalar msm. Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. fiz o download no site da rfb, e na hora que eu boto no terminal chmod +x IRPF2020Linux-x86v1.2.bin aparece "não é possivel acessar, arquivo ou diretório não encontrado". Uso o ubuntu 16.04

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode fazer fora do terminal. Clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo. Vá em propriedades e depois em Permissões e marque a opção de executar o arquivo.

      Excluir
    2. Fiz. Não deu certo. O arquivo baixado no site da Receita é em formato .zip. Clico em cima com o botão direito, vou em permissões, marco a opção de executar o arquivo, abro o arquivo com o programa nativo do Ubuntu de executar arquivo e nada acontece.

      Excluir
    3. O arquivo não é no formato .zip, é no formato .bin.
      O Java Oracle já está instalado?

      Excluir
  5. Já fiz tudo o que esses caras postam e nada funciona comigo. Já troquei de SO umas cinco vezes e os problemas são os mesmos. Baixo o arquivo e quando vou seguir as sugestões nada funciona. A linda mensagem "arquivo ou diretório não encontrado". Estou desistindo.Cansei......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. * Vc acessou no terminal a pasta onde vc baixou o arquivo? Do jeito que está no tutorial o comando só funciona acessando no terminal a pasta onde o arquivo foi baixado.
      ** O nome do arquivo pode mudar quando atualiza a versão. Quando fiz o tutorial era a versão 1.0, agora já está na 1.2.
      *** Pode fazer fora do terminal. Clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo. Vá em propriedades e depois em Permissões e marque a opção de executar o arquivo.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Duas palavras: PARA BÉNS!

    Depois de navegar e executar VÁRIOS tutoriais, mesmo de uma galera de renome acadêmico (!!), encontrei as tuas dicas e FOI O QUE RESOLVEU!!!!!

    VALEU BROTHER!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio.
      A idéia do blog é falar de usuário para usuário, pois também sou usuário. Praticamente só compartilho coisas que aprendi por necessidade.

      Excluir
  8. Eu instalei normalmente mas o executável não aparecia. Para rodar foi necessário entrar no terminal, ir para o diretório onde o programa estava instalado e executar a partir do prompt invocando o java:

    java -jar irpf.jar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente ele cria um atalho no menu.

      Excluir
    2. Obrigado! Não tinha ideia da sintaxe para executar o programa.

      Excluir
  9. OOps!!! Descobri que o "executável" não estava na pasta porque tinha sido criado no desktop.... Eu copiei para a pasta porque ele tem alguma opções que podem ser essenciais.

    /usr/bin/java -Xms128M -Xmx512M -jar /usr/local/IRPF2020/irpf.jar

    ResponderExcluir
  10. Para quem não quiser instalar o Java proprietário, já que a receita não aceita o OpenJDK ("java livre"), é só escolher a opção "Multiplataforma (zip)" no site da receita. Não precisa ser instalada. É só deszipar e exectar o arquivo irpf.jar como admin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Tem aqui como fazer: https://info.wsouza.com.br/2020/03/programa-de-declaracao-do-irpf-2020-no-linux-com-java-openjdk.html

      Excluir
  11. Funcionou bem aqui. Instalei no Linux/Ubuntu 20.04

    ResponderExcluir