Como utilizar o Google Maps Off-line

Há aproximadamente um mês o Google Maps pode ser utilizado com uma conexão fraca, ou mesmo off-line. Veja mais detalhes na dica abaixo.

Funciona assim: O usuário pode baixar uma área do mapa para visualizar quando estiver sem conexão com a internet. Esta área baixada pode ser um bairro, cidade, estado, país, etc.. Quanto maior a área selecionada, maior será o tamanho do arquivo a ser baixado. Desta maneira o Google Maps pode ser utilizado com um navegador GPS, tornando-se um GPS off-line, muito útil para quem possui plano de dados limitado.
Abaixo explicarei como baixar e utilizar o maps off-line.

Em seu smartphone, acesse o menu “Áreas off-line”, como na imagem abaixo. Se não aparecer este menu é porque você ainda não está com a versão mais recente do maps instalada.

google maps off-line

Depois selecione a área que deseja fazer o download, mas lembre-se, quanto maior a área selecionada, maior será o arquivo a ser baixado e, dependendo da quantidade de espaço restante em seu aparelho, não será possível selecionar uma área muito grande. Faça o download e dê um nome para a área selecionada.

google maps off-linegoogle maps off-line

Pronto. Agora você já pode utilizar o maps off-line. Este arquivo que foi baixado pode ser atualizado a qualquer momento, caso haja alguma alteração no mapa (ex: nome, ou sentido de uma rua), e será atualizado automaticamente em aproximadamente 30 dias.

google maps off-linegoogle maps off-line

Agora vamos ver como funciona a navegação off-line. Para utilizar como um GPS deve-se deixar o GPS do aparelho ativado, e utilizaremos o app Navigator. Selecionando a área fizemos o download (tela anterior) chegaremos na tela abaixo. Nesta tela podemos tanto visualizar apenas os mapas como também, com a ajuda do app navigator, podemos utilizar a função GPS. Para utilizar esta função basta selecionar o ícone azul.

google maps off-line

Basta indicar o local de partida (caso não tenha sido detectado automaticamente) e o local de destino, escolher o modo de locomoção (carro, bicicleta, transporte público ou a pé) e clicar no ícone azul com duas setas brancas e você será guiado até o destino.

google maps off-linegoogle maps off-line

Vale ressaltar que esta navegação off-line não traz detalhes sobre o trânsito (congestionamentos, etc..) mas serve como um guia básico de locomoção para locais pouco ou nada conhecidos pelo usuário.
Particularmente achei muito interessante que a google disponibilizou esta ferramenta, ainda que já pudesse ter disponibilizado antes.
E você, o que achou? Comente aqui.