MS Paint clássico direto no navegador

Conheça o JSPaint, um site web que traz a experiência do uso do MS Paint Clássico. Aparentemente todas as funções presentes no aplicativo clássico estão disponíveis e o JSPaint ainda apresenta algumas funções extras. A seguir vamos conhecer um pouco mais sobre o JSPaint.

O MS Paint foi um software que permitia desenhos “a mão livre” e pequenas edições, e esteve presente nas versões Windows até o 10, deixando de ser incluído nas atualizações do próprio Windows 10 (leia mais em Fim do Paint).

O site JSPaint permite que os usuários que gostavam de clássico software da Microsoft não sintam-se órfãos. E possui a vantagem de ser multi-plataforma (funciona em Windows, Linux, Mobile…) já que o roda no navegador web. Para utilizar basta acessá-lo em https://jspaint.app e verá a interface mostrada abaixo. Sua interface é exatamente igual a interface apresentada nas versões do Windows até o XP (as versões do Windows 7 em diante possuíam algumas pequenas diferenças). A forma de utilizar também é exatamente igual a versão que vinha instalada nos computadores. A interface é intuitiva e todo mundo já “brincou” no paint alguma vez na vida e, como o objetivo do post é apresentar o JSpaint, não vamos entrar em detalhes sobre seu funcionamento.

MS Paint clássico direto no navegador - Dicas Linux e Windows

Uma vantagem encontrada são algumas funções extras, sendo a mais interessante a função que permite renderizar as imagens criadas em gifs. Para ativar o menu extras faça igual ao que está mostrado nas imagens abaixo.

MS Paint clássico direto no navegador - Dicas Linux e Windows

MS Paint clássico direto no navegador - Dicas Linux e Windows

A conclusão do Dicas Linux e Windows é que vale a pena utilizar o jspaint.app, tanto pelo lado nostálgico, como pelo lado funcional, em caso de necessidades de pequenas edições como recortes e colagem de prints de tela e imagens da internet, por exemplo.