Mudanças no WhatsApp

Conteúdo da página

Recentemente o WhatsApp anunciou uma série de medidas que visam mais segurança - diminuindo a chance de golpes - e transparência para o aplicativo.
Alguma destas mudanças ainda estão em versão beta, outras já foram estão disponíveis na versão final. Vejamos na sequência quais são estas mudanças.

Sinalização de mensagens encaminhadas

A versão estável mais recente passou a sinalizar quando a mensagem foi encaminhada. Uma etiqueta aparecerá junto à mensagem que foi encaminhada, permitindo a identificação da mesma. Esta ferramenta pode ajudar a diminuir os spams e, principalmente, as fake news, algo que várias entidades mundiais estão tentando combater.
Segundo o Blog do WhatsApp: “O WhatsApp se importa profundamente com a sua segurança. Encorajamos você a pensar com cuidado antes de compartilhar mensagens encaminhadas. Lembre-se de que você pode bloquear ou denunciar um contato como spam em um simples toque e que também pode sempre contatar o WhatsApp diretamente para ajuda.”

Mudanças no WhatsApp - Dicas Linux e Windows

Créditos da imagem: Blog do WhatsApp

Limite de encaminhamento de mensagens

Outra alteração interessante será a limitação de encaminhamento de mensagens. Esta alteração também visa a redução de spam e fake news na plataforma. Com a proximidade das eleições em vários países - e a possibilidade de aumento de boatos que podem influenciar nos resultados - esta função torna-se ainda mais importante.
Na Índia - um dos países onde o WhatsApp é mais utilizado - estão testando um limite de encaminhamento para menos de cinco conversas por vez e a remoção do botão de encaminhamento rápido (aquele que fica ao lado das mensagens). Nas últimas semanas o país registrou casos de linchamentos e assassinatos por causa de boatos disseminados pelo WhatsApp.
Ainda não há informações de como será limitado em outros países.

Outra novidade que ainda está em testes é a identificação de links suspeitos. Ao receber um link suspeito o WhatsApp alertará sobre este link.
Na imagem abaixo vemos como provavelmente será. Neste caso a letra I foi substituída pela barra vertical |. Algo que nem sempre é percebido pelos usuários, porém, poderia enganá-los e clicando neste link adulterado abriria-se uma brecha de segurança.

Mudanças no WhatsApp - Dicas Linux e Windows

Créditos da imagem: WABetainfo

Segundo teste realizado pelo WABetainfo, ainda que o usuário tente clicar no link suspeito aparecerá uma janela Popup alertando novamente e ficará a critério do usuário acessar o link.

Marcar como lido

Segundo o WABetainfo o WhatsApp está testando uma opção de marcar a mensagem como lida diretamente nas notificações de mensagens, sem que seja preciso abrir o aplicativo. Esta funcionalidade ainda não está na versão beta, foi disponibilizada apenas para desenvolvedores.
Seria algo parecido com a imagem abaixo porém, vale ressaltar que ainda está em fase pré-beta, logo poderá ser totalmente diferente, ou mesmo nem ser lançada.

Mudanças no WhatsApp - Dicas Linux e Windows

Créditos da imagem: WABetainfo