Atualizando para o Debian Buster

Se você está utilizando o Debian Jessie ou Stretch e deseja utilizar o Buster, mas não quer fazer uma instalação do zero e perder seus dados ou ter que configurar tudo novamente, veja nesta matéria como fazer.


Atualizando para o Debian Buster  -  Dicas Linux e Windows

Considerações iniciais

  • Este tutorial foi elaborado através da atualização do Debian Jessie diretamente para o Debian Buster, mas pode ser aplicado na atualização do Debian Stretch para o Buster.
  • Antes de atualizar para uma nova versão sugiro que faça um backup do sistema para uma eventual de necessidade de voltar à versão anterior¹. Uma boa maneira de efefuar um backup completo do sistema foi mostrada em Backup com Remaster-GTK.
  • Se em seu sistema houverem muitos programas de terceiros instalados, você poderá ter problemas na atualização. Considere desinstalar estes programas e instale-os após o fim da atualização.

Preparando o sistema

Vamos garantir que a versão instalada está com todos os pacotes atualizados. Abra o terminal e execute os comandos abaixo.

sudo apt update && sudo apt full-upgrade
O próximo passo é atualizar a sources.list, que é a lista de repositórios onde estão os pacotes do Debian Buster. Faça um backup da lista antiga e depois crie um arquivo vazio utilizando os comandos abaixo:

sudo mv /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list.bak
touch /etc/apt/sources.list

Após, com seu editor de texto preferido² execute o comando abaixo. Este comando abrirá o arquivo criado anteriormente. Copie todo o conteúdo da sources.list que está logo após o comando e cole. Após, salve o arquivo apertando as teclas CTRL+K+X, se estiver utilizando o Joe.

sudo joe /etc/apt/sources.list
#sources.list Debian Buster deb http://deb.debian.org/debian/ buster main non-free contrib deb-src http://deb.debian.org/debian/ buster main non-free contrib deb http://security.debian.org/debian-security buster/updates main contrib non-free deb-src http://security.debian.org/debian-security buster/updates main contrib non-free # buster-updates, previously known as 'volatile' deb http://deb.debian.org/debian/ buster-updates main contrib non-free deb-src http://deb.debian.org/debian/ buster-updates main contrib non-free # buster-backports, previously on backports.debian.org deb http://deb.debian.org/debian/ buster-backports main contrib non-free deb-src http://deb.debian.org/debian/ buster-backports main contrib non-free

Atualizando o sistema

Utilizando os comando abaixo você vai atualizar os repositórios e será listada a quantidade de pacotes que será atualizada.

sudo apt update && sudo apt full-upgrade
Confirme e o processo de atualização será iniciado. O processo poderá ser bem demorado, pois a quantidade de pacotes que serão baixado é alta e a instalação também demora. Durante a instalação você precisa ficar atento às perguntas que o instalador fará. Em caso de dúvidas utilize a opção padrão, apertando enter.
Se em algum momento aparece a mensagem abaixo:

Repository 'http://security.debian.org/debian-security buster/updates InRelease' changed its 'Suite' value from 'testing' to 'stable'
N: This must be accepted explicitly before updates for this repository can be applied. See apt-secure(8) manpage for details.

Utilize o comando abaixo para solucionar

apt --allow-releaseinfo-change update

Notas

¹ Geralmente a atualização ocorre com sucesso, mas por diversos motivos, podem ocorrer alguns problemas. Por este motivo é importante ter em mãos um backup.
² Utilizo o editor joe (sudo apt install joe) por questão de costume mesmo, mas você pode utilizar qualquer outro editor como o Vi/Vim, Nano, ou editores gráficos como Gedit, Kate, Pluma, Geany...


Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Pesquise no blog

Curta no Facebook

Siga no Twitter

Receba os posts por email