Java Oracle 13 no Debian e Derivados

Conteúdo da página

Instalando e configurando a PATH do Oracle Java 13 no Debian e derivados. Se deseja a versão 14, que foi publicada recentemente, veja em Java Oracle 14 e posteriores no Debian, Ubuntu e Derivados

Java 13

O Java Oracle 13 é uma versão máquina virtual do conjunto de ferramentas necessárias para o desenvolvimento de programas com a linguagem de produção Java e execução dos mesmos. Diversos programas que são desenvolvidos para serem executados em multiplataforma são disponibilizados neste formato, portanto, necessitarão do Java para serem executados. Dentre estes programas está o programa de declaração de imposto de renda.

Download

Utilizaremos um pacote .deb, e para baixá-lo acesse: https://www.oracle.com/java/technologies/javase-jdk13-downloads.html. Após, escolha a versão referente ao pacote Debian, chamada de Linux Debian Package, aceite a licença e faça o download sua pasta de usuário (/home/nome-de-seu-usuario/).
Obs: Desde a versão 12 a Oracle pede login e senha para download destes pacotes, porém, nem sempre este login é pedido. Caso peça, faça um pequeno cadastro e entre com seu login e senha criado.

Instalação

Abra o terminal (CTRL +ALT +T) e digite os comandos abaixo:

cd /home/nome-de-seu-usuario/

sudo dpkg -i nome-do-arquivo-baixado.deb

O Java foi instalado na pasta “/usr/lib/jvm/jdk-13**.0.2**”. (A parte que está em vermelho muda conforme as atualizações)

Configuração da PATH

Para que o Java funcione corretamente, não basta somente a instalação. É necessária uma configuração na PATH, que é variável de ambiente do sistema e serve para indicar onde os executáveis estão instalados. Fonte: Wikipedia
A fonte da dica a seguir é o Viva o Linux.

No terminal, digite o seguinte comando:

sudo gedit /etc/profile

Gedit é o editor gráfico de textos do Gnome. Pode utilizar qualquer editor de textos (Vim, Joe, Pluma, Kedit, Kate, Geany…)

No início do arquivo que foi aberto, insira o próximo código e salve. (Altere o que está em vermelho para a versão baixada).

export JAVA\_HOME="/usr/lib/jvm/jdk-13**.0.2**"  
export CLASSPATH="$JAVA\_HOME/lib":$CLASSPATH  
export PATH="$JAVA\_HOME/bin":$PATH  
export MANPATH="$JAVA\_HOME/man":$MANPATH

A seguir, ainda no terminal, digite os comandos a seguir:

ln -s /usr/lib/jvm/jdk-13**.0.2**/bin/java /usr/local/bin/
ln -s /usr/lib/jvm/jdk-13**.0.2**/bin/javac /usr/local/bin/

Finalizado. Para confirmar que deu certo, no terminal digite java -version, e a saída será alguma coisa parecida esta:

java version "13**.0.2**" 2020-01-14  
Java(TM) SE Runtime Environment (build 13**.0.2**+8)