Painel de Controle do Windows pode estar com os dias contados

Conteúdo da página

Ao que parece, a Microsoft vem trabalhando para acabar com o Painel de Controle, tradicional ferramenta onde ficam as configurações do Windows.

O Painel de Controle foi lançado no Windows 1.0, em 1985. Até o Windows 3.1 era um utilitário (como eram chamadas as ferramentas do Windows na época) e, após o Windows 95 passou a ser parte integrante do sistema. A partir do ano 2000, com o lançamento do Windows ME e 2000, ele passou a possuir a mesma estrutura que possui atualmente.
Fonte: Wikipedia

Painel de Controle x App Configurações do Windows 10

O Painel de Controle sempre forneceu acesso às configurações avançadas do Windows, como instalação e remoção de programas, dispositivos, ferramentas administrativas, ferramentas de disco, configurações de áudio, vídeo, de usuários, segurança, locais, dentre muitas outras opções.
A partir do Windows 8, algumas poucas configurações foram disponibilizadas no App Configurações do Windows. O Painel de Controle permaneceu presente, permitindo o acesso à todas as configurações.
A partir do Windows 10 outras funções do painel de Controle foram adicionadas ao App Configurações, porém, nunca foram adicionadas todas as funções presentes no Painel de Controle e mesmo várias que foram adicionadas não permitem ir “mais a fundo no sistema”. Em muitos casos é possível fazer alterações pelos 2 caminhos, outras, um pouco em cada, o que causa um pouco de confusão. Particularmente, ainda prefiro utilizar o Painel de Controle.

Painel de Controle no Windows 10

Painel de Controle do Windows pode estar com os dias contados - Dicas Linux e Windows

App Configurações do Windows 10

Painel de Controle do Windows pode estar com os dias contados - Dicas Linux e Windows

O futuro

Saiu no Windows Latest, um site especializado sobre o Windows, que uma versão de testes, a Build 19587, possui informações que sugerem que o velho e bom painel poderá não estar mais disponível em futuras atualizações.
Ainda não há nada oficial vindo da Microsoft, apenas suspeitas devido à presença referências que aparecem em algumas ocasiões. Em todo caso, se realmenta existem tais referências, e, se estas indicam o fim do Painel de Controle, significa que o App Configurações vai finalmente ficar completo, dando acesso à, no mímino, todas as configurações que hoje estão no Painel de Controle.
Qualquer coisa diferente disso causaria muitas reclamações dos usuários, como ocorreu quando a Microsoft decidiu encerrar o Paint, e posteriormente voltou atrás devido à reclamações.

Quando isso pode ocorrer?

Segundo o Windows Latest, caso sejam confirmadas a remoção do painel de Controle, esta poderá ocorrer na atualização Windows 10 20H2, possivelmente lançada mais para o final de 2020.
Vamos aguardar as notícias que surgirão nos próximos meses, principalmente após Abril, onde é haverá uma grande atualização (a Windows 10 20H1).