Microsoft Edge chegando no Linux

Conteúdo da página

Depois de um bom tempo sem se pronunciar a respeito do Microsoft Edge para Linux, a Microsoft divulgou uma data de lançamento para uma versão prévia do mesmo. Saiba mais na matéria abaixo.

O Microsoft Edge é um navegador Web foi desenvolvido pela Microsoft para substituir o navegador Internet Explorer. Inicialmente possuia um “motor” próprio da Microsoft. No início de 2019 a Microsoft anunciou que passaria a se basear no projeto de código aberto Chromium (o mesmo do Google Chrome), conforme foi tratado na matéria Microsoft Edge agora é baseado no Chromium..

Microsoft Edge no Linux

No final de 2019 a Microsoft anunciou mais novidades. Dentre estas, anunciou que haveria uma versão para Linux, como foi mostrado na matéria Navegador Edge baseado no Chromium será lançado em janeiro de 2020 e terá versão para Linux. Após este anúncio não houve nenhuma outra notícia a respeito da versão para Linux. Nos últimos dias surgiu no site onde são lançadas as versões de testes uma informação, conforme mostrado na imagem abaixo.

Microsoft Edge para Linux tem data prevista para lançamento - Dicas Linux e Windows

Agora, segundo anúncio publicado no dia 22 de setembro de 2020:

“A partir de outubro, o Microsoft Edge on Linux estará disponível para download no canal de visualização Dev…”

O que esperar do Edge no Linux?

Desde que o Edge foi lançado para Windows e Android, utilizei-o sempre como segunda ou terceira opção, pois meu navegador principal ainda é o Mozilla Firefox. Porém, recentemente, resolvi deixar de utilizar o Google Chrome e instalei-o no meu computador do trabalho, substituindo o Chrome e gostei bastante da diferença, pois o navegador é mais rápido (não sei ao certo o porquê, pois os motores do Chrome e Edge são iguais). Nas vezes que testei no Android também tive bons resultados. Vou esperar o lançamento desta versão Linux e caso o mesmo tenha um bom desempenho no sistema que tenho o hábito de utilizar pode ser que o Firefox perca o seu lugar.

Como obter o Edge para Linux?

Sobre como será possível obtê-lo, segundo a publicação do Blog da Microsoft ele estará disponível para download no canal Dev do Microsoft Edge Insider ou estará disponível no gerenciador de pacotes Linux nativo. Não ficou claro o que quiseram dizer com gerenciador de pacotes linux nativo pois cada distribuição tem um sistema de gerenciamento de pacotes, que pode ser igual em alguns casos, porém, não é um único gerenciador. Portanto, ainda não sabemos exatamente como o ele será disponibilizado. Não se sabe se ele será empacotado para alguma distribuição (ou para todas as principais, apenas para algumas, ou se será disponibilizado em pacotes Flatpak, Snap).
Em resumo, o que nos resta é aguardar até outubro.

Fonte: OMG! Ubuntu e Blog do Windows