Lançamento Fedora 33
No dia 27 de outubro de 2020 foi lançada a versão 33 do Fedora, que traz diversas novidades. Veja a seguir mais detalhes sobre este lançamento e como baixar, instalar e atualizar.
“Hoje, estou animado para compartilhar os resultados do trabalho árduo de milhares de colaboradores para o Projeto Fedora: nosso último lançamento, Fedora 33, está aqui! Este é um grande lançamento com muita mudança, mas acredito que todo esse trabalho também o tornará confortável, cumprindo nosso objetivo de trazer-lhe o mais recente software estável, poderoso e robusto de código livre e de código aberto em muitas ofertas fáceis de usar…”
O anúncio acima foi publicado na Fedora Magazine e anuncia o lançamento do Fedora 33.
Conforme publicado na matéria Fedora 33 Beta, sabíamos que ainda neste mês seria lançado oficialmente o Fedora 33. A princípio seria no dia 21/10/2020, porém, acabou saindo no dia 27/10/2020.
Notas de lançamento
Conforme adiantado na matéria que foi tratado da versão beta, o Fedora 33 viria com a nova versão do GNOME e com o sistema de arquivos BTRFS ativado como padrão.
O GNOME chegou na versão 3.38.1, que possui diversas melhorias. Destaco a possibilidade de alternar a posição dos ícones na grade de aplicativos e a tela de boas vindas.
O sistema de arquivos BRTFS chega em substuição ao sistema EXT4. Dentre algumas coisas interessantes do BRTFS estão:
- Copy-on-Write - Otimiza o uso do disco, pois diminui a entrada/saída de dados;
- Snapshots - Funciona como um backup, pois cria imagens do sistema de arquivos, permitindo a sua restauração para uma versão anterior;
- Compressão de dados - Compacta todo sistema de arquivos, resultando em economia de espaço;
Desde que você esteja fazendo uma instalação limpa (do zero), o BTRFS será instalado como padrão, caso contrário, permanecerá o mesmo sistema de arquivos que já estava instalado anteriormente.
Além da confirmação destas duas situações, temos:
- Kernel 5.8
- Libre Office 7.0.2.2
- Firefox 82
- Bash 5.0.17
- Novo papel de parede
Download e instalação
Os links abaixo são do Fedora Workstation, que é a versão padrão e vem com ambiente GNOME. Live é o modo de download onde a imagem baixada ser executada diretamente de um pendrive ou DVD, sem a necessidade de instalação. Ainda assim é possível instalar após o teste. Netinstall é o modo de download onde a imagem baixada é um pouco menor, podendo caber num CD, ou pendrive. Tudo o que for necessário para a instalação será baixado no momento da mesma, portanto, você precisa estar conectado à internet. Torrent é a maneira mais rápida de baixar a imagem Live.
Fedora 33 Wokstation X86-64 | |||
---|---|---|---|
Live | Netinstall | Torrent | Mais… |
Fedora Spins
Fedora Spins são o equivalente aos Flavours do Ubuntu, ou seja, são os “sabores” do Fedora. Nada mais são do que o Fedora Workstation com outras intefaces que não o GNOME. Os links abaixo levam até a página de download de cada Spin.
Fedora 33 KDE PLASMA
Fedora 33 XFCE
Fedora 33 LXQT
Fedora 33 MATE-COMPIZ
Fedora 33 CINNAMON
Fedora 33 LXDE
Fedora 33 SOAS
Atualizando a partir do Fedora 32
A sequência abaixo mostra como atualizar, por linha de comando e sem a necessidade de formatação.
- Execute o comando abaixo.
sudo dnf upgrade --refresh
- Reinicie o computador. Após reiniciar, instale o plugin de atualização.
sudo dnf install dnf-plugin-system-upgrade
- Baixe os pacotes atualizados. Este processo pode demorar bastante, dependendo da velocidade da conexão com a internet.
sudo dnf system-upgrade download --refresh --releasever=33
- O comando abaixo vai reiniciar o computador novamente. Após este processo o sistema ficará na tela de atualização e este processo poderá demorar. Seja paciente e aguarde.
sudo dnf system-upgrade reboot
Ao reiniciar, o Fedora 33 já estará instalado.
Fonte: https://docs.fedoraproject.org/en-US/quick-docs/dnf-system-upgrade/