Navegador Microsoft Edge para Linux liberado no canal dev

Conteúdo da página

A Microsoft liberou o seu navegador para Linux, o Microsoft Edge, para download no canal de desenvolvedores. Mais detalhes na matéria a seguir.

Microsoft Edge

O Microsoft Edge em questão é a segunda geração do navegador da Microsoft, totalmente remodelado e baseado no navegador Chromium, que também é a base para o Google Chrome. A Microsoft vem há um certo tempo anunciando o lançamento de uma versão deste navegador para Linux. Como a dona do Windows tem se aproximado do “mundo” do open source, software livre, do linux, etc… era questão de tempo para que o Edge chegasse ao Linux. O assunto até foi tratado aqui no blog na matéria Microsoft cada vez mais perto do open source.
Também já falamos por aqui algumas vezes sobre o Edge para Linux, como podemos ver nas matérias Navegador Edge baseado no Chromium será lançado em janeiro de 2020 e terá versão para Linux e Microsoft Edge chegando no Linux.
Levando em consideração que atualmente o navegador Web é utilizado para uma grande parte do trabalho realizado pelos usuários, a estratégia da Microsoft é bucar um lugar no mercado dos navegadores e abocanhar o espaço conquistado pelo Google Chrome e que, durante muitos anos já foi seu com o navegador Internet Explorer. Esta situação explica o lançamento de um produto para sistemas baseados no Linux, pois sua base de usuários aumentará.

Edge no Canal DEV e primeiras impressões

O lançamento desta semana trata-se de uma versão de testes para que os desenvolvedores adaptem suas ferramnetas, seus sites ao novo navegador. Ela foi disponibilizada no canal destinado aos desenvolvedores (dev). Ainda é uma versão em desenvolvimento e, portanto, algumas funcionalidades não estão disponíveis.
Dentre algumas das funcionalidades que ainda não estão disponíveis está a integração com a conta microsoft onde é possível sincronizar as configurações, salvar favoritos e senhas para futuras utilizações.
Não sei se foi só comigo, mas achei que algumas fontes de menus estão desproporcionais. Pode até ser algo referente à configuração do tema que utilizo no meu sistema, porém, comparei com o Chromium e nele e não há este problema.
Quando se trata de extensões, já é possível instalar extensões da loja da Microsoft e da loja do Google Chrome.
No quesito desempenho tive boas impressões, sendo rápido ao carregar as páginas e sem travamentos nos sites que utilizo.

Download

O instalador da versão em desenvolvimento foi disponibilizado nos formatos .deb para Debian/Ubuntu e .rpm para Fedora/OpenSuse. Se você é curioso e quer testá-lo antes da versão beta, baixe no site do canal insider dev da microsoft ou diretamente pelos links abaixo.

Download
Debian/Ubuntu Fedora/OpenSuse Mais…

Instalação

Supondo que o arquivo foi baixado na pasta /home/downloads, abra a mesma e dê um duplo clique no arquivo microsoft-edge-dev_88.0.673.0-1_amd64.deb ou microsoft-edge-dev_88.0.673.0-1.x86_64.rpm. Caso não funcione assim, abra o terminal e digite os comando abaixo.

No Debian ou Ubuntu

sudo downloads

sudo dpkg -i microsoft-edge-dev_88.0.673.0-1_amd64.deb

Caso dê algum erro de dependências, execute:

sudo apt -f install

No Fedora

sudo downloads

sudo dnf install microsoft-edge-dev\_88.0.673.0-1.x86\_64.rpm

Microsoft Edge rodando no Debian Buster

Navegador Microsoft Edge para Linux liberado no canal dev - Dicas Linux e Windows

Microsoft Egde rodando no Fedora 33

Navegador Microsoft Edge para Linux liberado no canal dev - Dicas Linux e Windows

Algumas considerações

Por se tratar de uma versão em desenvolvimento, o software ainda estará sujeito à bugs.
Esta versão é atualizada semanalmente e será atualizada automaticamente.