Notícias sobre o Ubuntu 20.04 LTS

Conteúdo da página

O Ubuntu 20.04 LTS será lançado em abril. Nos últimos dias saíram muitas notícias a respeito de seu lançamento. Confira a seguir.

Focal Fossa

O Ubuntu 20.04 será chamado Focal Fossa e seguindo o padrão de versões do Ubuntu, o Focal Fossa será LTS. O nome Fossa remete à um mamífero de Madagascar e Focal é um adjetivo relacionado à centro, algo que é o mais importante.
Saiba mais sobre o padrão de nomes, de versões, de lançamentos e ciclo de vida das versões do Ubuntu aqui.
A previsão de lançamento desta versão é para o dia 23/04/2020 e com esta data se aproximando, as notícias sobre as novidades que esta versão vai trazer vão ficando cada vez mais intensas.
Veja abaixo algumas novidades que já foram confirmadas.

Cronograma de lançamento

Segundo a Wiki do Ubuntu, o cronograma de lançamento será o seguinte:

Notícias sobre o Ubuntu 20.04 LTS - Dicas Linux e Windows

O Kernel Freeze, Beta Freeze e Final Freeze são os “pontos” onde ocorre o congelamento, deixando de receber atualizações e entrando na fase de testes finais antes do lançamento.

Snap Store

A já tradicional loja de aplicativos Ubuntu Software passará a ser chamada de Snap Store e passará por uma grande mudança.
Apesar de ainda ser baseada na Gnome Software, a Snap Store será empacotada no formato Snap e trará aplicativos neste formato. O que na prática significa que não será possível instalar programas do repositório do Ubuntu (em formato.deb) e consequentemente não será possível atualizar o sistema por meio dela. Na versão que testei, alguns aplicativos, como a calculadora, estão na versão Snap. Porém isto não significa que no lançamento será desta forma.

Versão do Kernel

O Focal Fossa será lançado com a versão 5.4 do Kernel Linux. Apesar de já existir a versão 5.5, os desenvolvedores preferiram lançar com a versão 5.4, que é LTS. Motivo: O Focal Fossa é LTS e o Kernel 5.4 também, facilitando o suporte por um tempo estendido. Se fosse lançado com a versão 5.5 a Canonical seria obrigada a dornecer suporte á este Kernel, que não suporte oficial dos desenvolvedores dele por este tempo. Em resumo: O 5.4 é um Kernel LTS para um sistema LTS. Bem coerente.

Gnome 3.36

O Gnome virá com a versão 3.36. Nesta versão há novos recursos como mais facilidade para alterar a fonte do sistema, nova tela de bloqueio, subistituição de alguns aplicativos padrão, novas caixas de diálogo, entre outras. O que não se sabe é se o Ubuntu vai adotar todos estes recursos, só o tempo vai dizer.

Tema e Wallpaper

O tema Yaru - que já era muito bonito na versão anterior - será atualizado e trará uma variante “dark”, possibilitando um modo escuro. Haverá a predominância da cor roxa, que combina muito bem com o laranja. Veja abaixo o Yaru Dark:

Notícias sobre o Ubuntu 20.04 LTS - Dicas Linux e Windows

Os Wallpapers oficiais do Focal Fossa também já estão disponíveis, veja abaixo:

Notícias sobre o Ubuntu 20.04 LTS - Dicas Linux e Windows

Notícias sobre o Ubuntu 20.04 LTS - Dicas Linux e Windows

Créditos e download em melhor qualidade: Ubuntu Discourse

Primeiras impressões

As primeiras impressões que tive utilizando o Focal Fossa é que possui uma boa fluidez, algo que pode melhorar muito até o lançamento da versão final, daqui à quase dois meses. Como de costume o visual está impecável. Testei o 18.04 nas mesmas configurações, com os mesmos aplicativos instalados e os resultados no Focal Fossa foram mais satisfatórios.

Gostei. Como obter?

Como a versão Beta ainda não foi lançada - e só será no dia 02/04 - você pode baixar e instalar através das daily-builds, que são as atualizações diárias. Também poderá atualizar a partir da versão 18.04, 19.04 ou 19.10. Tenha em mente que o Focal Fossa ainda é uma versão em desenvolvimento, portanto, ainda há instabilidade, não havando garantia de que tudo vai funcionar como deveria.

Download
Daily-Build

Fontes

https://www.omgubuntu.co.uk/2020/02/ubuntu-snap…
https://www.omgubuntu.co.uk/2020/02/ubuntu-20-0…
https://www.omgubuntu.co.uk/2020/02/ubuntu-soft…
https://www.omgubuntu.co.uk/2020/02/dark-mode-se…
https://www.omgubuntu.co.uk/2020/02/ubuntu-20-04…
https://www.omgubuntu.co.uk/2019/10/ubuntu-20-04-r…