Saiu a versão Beta do Ubuntu 20.04 Focal Fossa

Conteúdo da página

No dia 02/04/2020 saiu a versão beta do Ubuntu 20.04 Focal Fossa. Veja nesta matéria o que falta para a versão final e como obter esta versão.

O Ubuntu 20.04, codinome Focal Fossa, é a próxima versão LTS e será lançado oficialmente no dia 23 de abril. Seguindo o cronograma de lançamento (ver imagem abaixo) foi lançada a versão Beta no dia 02 de abril, sendo esta uma das últimas fases antes da versão final.

Saiu a versão Beta do Ubuntu 20.04 Focal Fossa - Dicas Linux e Windows

O que falta para a versão final

Do que foi comentado nas notícias sobre o Ubuntu 20.04 o Gnome já está na versão 3.36, o Kernel está com a versão 5.4.0-21, tema Yaru e Wallpapers em dia e a Snap Store está presente, assim como a Ubuntu Software.
Alguns programas já estão em suas últimas versões como o Firefox 74, LibreOffice 6.4. Estas são algumas alterações, porém há outas e conforme se aproxima a data de congelamento, mais alterações e atualizações vão aparecendo.
O próximo passo imediato é o congelamento do kernel (Kernel Freeze), já no dia 09 de abril. Neste ponto o Kernel deixa de receber atualizações, entrando na fase de testes até o lançamento.

Como obter a versão beta

Existem várias maneiras de obter a versão Beta do Ubuntu 20.04. Uma delas é baixando uma ISO e instalando através de um DVD ou Pendrive, a outra é atualizando a partir de versões anteriores. Abaixo mostrarei como fazer das duas maneiras.
Porém, se vai instalar esta versão, ou atualizar para a mesma, saiba que podem ocorrer bugs, travamentos e outras coisas estranhas, pois se trata de uma versão inacabada. Se estiver lendo este post após o dia 23 de abril, ao seguir os passos para atualização, você já estará atualizando para a versão final.

Instalação limpa

Se você não tem nenhuma versão do Ubuntu instalada, ou sua versão é muito antiga, ou não deseja manter os dados existentes no HD você fará o que podemos chamar de instalação limpa. Para fazer este tipo de instalação você vai precisar baixar a imagem ISO da versão beta, disponível no link abaixo.

 Baixe aqui o Ubuntu 20.04 Focal Fossa Beta

Atualizando a partir do Ubuntu 18.04 Bionic Beaver

O Ubuntu 18.04 é a versão LTS atual, lançada há 2 anos. Como o Focal Fossa será o próximo LTS, é possível atualizar diretamente. Para isto, precisa seguir alguns passos, que serão mostrados na sequência:

  • Primeiramente vamos verificar se o sistema atual está atualizado, para isto, abra o terminal (CTRL+Alt+T) e digite os comandos:

sudo apt update && sudo apt upgrade

  • Após a atualização do sistema atual, vamos aos passos para atualizar a versão. Ainda no terminal, insira o próximo comando.

sudo do-release-upgrade -d

  • Este comando verifica se há uma nova versão em desenvolvimento. Após, desativa os repositórios de terceiros (PPAs) e altera os repositórios de bionic para focal, tornando possível a busca pela nova versão do sistema.
  • Após iniciada a verificação e busca, aguarde. Após o fim, haverá uma solicitação para confirmar (ou não) a atualização.
  • Caso confirme a atualização esta será iniciada. O tempo vai depender da velocidade da sua internet. Fique atento pois poderão haver solicitações de confirmação de ações, confirme-as e aguarde a finalização. Após finalizado reinicie o sistema e você terá o Ubuntu Focal Fossa instalado.
  • Caso não confirme, será preciso alterar os repositórios manualmente de focal para bionic. Para fazer isso, abra o arquivo sources.list com o comando abaixo:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

  • No arquivo aberto, altere onde houver o nome focal para bionic e salve o arquivo.

Atualizando a partir do Ubuntu 19.10 Eoan Ermine

O Ubuntu 19.10 é uma versão intermediária, lançada em outubro de 2019 e com suporte até julho de 2020. A atualização funciona da mesma forma como foi a anterior, portanto serei sucinto.

  • Verificando se o sistema está atualizado. Abra o terminal (CTRL+Alt+T) e digite os comandos:

sudo apt update && sudo apt upgrade

  • Após, atualize a versão com o comando:

sudo do-release-upgrade -d

  • Iniciada a verificação e busca, aguarde a solicitação para confirmar (ou não) a atualização.
  • Confirmando, a atualização esta será iniciada. Aguarde as eventuais solicitações de confirmação de ações, confirme-as e aguarde a finalização. Após finalizado reinicie o sistema e você terá o Ubuntu Focal Fossa instalado.
  • Caso não confirme, será preciso alterar os repositórios manualmente de focal para eoan. Abra o arquivo sources.list com o comando abaixo. Altere onde houver o nome focal para eoan e salve o arquivo.

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Considerações Finais

As dicas postadas aqui valem para quem não quer esperar o lançamento da versão final, no dia 23 de abril.
Vamos aguardar mais notícias e novidades até o dia do lançamento e você que atualizou para a versão Beta, divirta-se.

Fonte: omgubuntu