Programa de declaração do IRPF 2020 no Linux com Java OpenJDK

Conteúdo da página

Se você precisa utilizar o DIRPF 2020 no Linux mas não pode instalar o Java Oracle ou tem problemas com a versão disponível no formato .BIN, veja aqui como utilizá-lo na versão multiplataforma e com o OpenJDK.

Se procura a versão 2021, veja em: Instalando o programa do IRPF 2021 no Debian e Fedora

Antes de tudo: O que é, e para que serve o Java?

Java (neste caso Java Runtime Environment, ou JRE) é o ambiente de execução para programas criados com a linguagem de programação Java. É uma máquina virtual que permite a execução do código fonte, como se fosse um processador virtual. Foi desenvolvido pela Sun Microsystems e atualmente pertence à Oracle, portanto, é uma tecnologia proprietária.
Vários sistemas baseados em Linux utilizam a versão não proprietária, chamada de OpenJDK (Open JRE). O OpenJDK é o resultado dos esforços da Comunidade Java para a evolução atemporal da linguagem. Serve como incubadora de novas ideias que normalmente são implementadas no JDK comercial da Oracle para serem rentabilizadas posteriormente.
Fonte: Wikipedia

DIRPF 2020

O DIRPF, nas versões para sistemas operacionais específicos, funciona apenas com o Java Oracle. Muitos usuários encontram dificuldades na instalação do DIRPF em sistemas Linux devido à não disponibilidade do Java Oracle nos repositórios de algumas distribuições, principalmente nas distribuições onde há a predominância de software livre.
Para contornar este problema a saída é utilizar a versão multiplataforma do DIRPF, pois ela funciona com o OpenJDK. Veremos a seguir como fazer isto.

Testando o Java

Antes de qualquer coisa tenha certeza que há uma versão do OpenJDK instalada. No terminal digite:

java -version

Se o OpenJDK estiver instalado, a saída deverá ser alguma coisa parecida com a abaixo:

OpenJDK version "11.0.6" 2020-01-14  
OpenJDK Runtime Environment (build 11.0.6+10-post-Ubuntu-1ubuntu118.04.1)  
OpenJDK 64-Bit Server VM (build 11.0.6+10-post-Ubuntu-1ubuntu118.04.1, mixed mode, sharing)

Se não aparecer nada, é porque o OpenJDK não está instalado. Para instalar, acesse a central de software de sua distribuição e procure por openjdk ou default-jre. Você também pode instalar via terminal utilizando um dos comandos abaixo, de acordo com a sua distribuição.

Debian e derivados

sudo apt install default-jre

openSUSE e derivados

sudo zypper in java-1_8_0-openjdk

Fedora e derivados

sudo dnf install java-1.8.0-openjdk

Para ter certeza que tudo deu certo, digite java -version no terminal novamente e verifique se a saída do terminal é parecida com a anterior.

Download e execução do DIRPF

Após o Java estar funcionando, vamos ao DIRPF. Para fazer o download da versão multiplataforma do DIRPF, abra o terminal, copie e cole o código abaixo:

wget http://downloadirpf.receita.fazenda.gov.br/irpf/2020/irpf/arquivos/IRPF2020-1.9.zip

Após o download, ainda no terminal,descompacte executando o comando:

unzip $HOME/IRPF2020-1.9.zip

Esta versão não necessita de instalação, basta executar o arquivo com a extensão irpf.jar, que está na pasta que foi criada na descompactação.
Para executar primeiramente dê as permissões de execução no arquivo irpf.jar com o comando:

chmod +x $HOME/IRPF2020/irpf.jar

Depois dê um duplo clique no arquivo, ou execute com o comando:

java -jar $HOME/IRPF2020/irpf.jar

Caso precise da versão com o Java Oracle veja em Programa de declaração do IRPF 2020 no Linux (Arquivo .bin + Java Oracle)