Programa de declaração do IRPF 2020 no Linux com Java OpenJDK

Postado por , em Um comentário:
Programa de declaração do IRPF 2020 no Linux com Java OpenJDK  - Dicas Linux e Windows
Se você precisa utilizar o programa de declaração do imposto de renda 2020 (DIRPF 2020) no Linux mas não pode instalar o Java Oracle ou tem problemas com a versão disponível no formato .BIN, veja nesta matéria como fazer para utilizá-lo com o OpenJDK e a versão multiplataforma do DIRPF.




DIRPF + Java


Antes de tudo: O que é, e para que serve o Java?
Java (neste caso Java Runtime Environment) é o ambiente de execução para programas criados com a linguagem de programação Java. É uma máquina virtual que permite a execução do código fonte, como se fosse um processador virtual. Foi desenvolvido pela Sun Microsystems e atualmente pertence à Oracle, portanto, é uma tecnologia proprietária.
Vários sistemas baseados em Linux utilizam a versão não proprietária, chamada de OpenJDK. O OpenJDK é o resultado dos esforços da Comunidade Java para a evolução atemporal da linguagem. Serve como incubadora de novas ideias que normalmente são implementadas no JDK comercial da Oracle para serem rentabilizadas posteriormente.
Fonte: Wikipedia
O DIRPF, nas versões para sistemas operacionais específicos, funciona apenas com o Java Oracle. Muitos usuários encontram dificuldades na instalação do DIRPF em sistemas Linux devido à não disponibilidade do Java Oracle nos repositórios de algumas distribuições, principalmente nas distribuições onde há a predominância de software livre.
Para contornar este problema a saída é utilizar a versão multiplataforma do DIRPF, pois ela funciona com o OpenJDK. Veremos a seguir como fazer isto.

Testando o Java


Antes de qualquer coisa tenha certeza que há uma versão do Java instalada. No terminal digite java -version, e a saída deverá ser alguma coisa parecida com a abaixo:

Se o OpenJDK estiver instalado:

OpenJDK version "11.0.6" 2020-01-14
OpenJDK Runtime Environment (build 11.0.6+10-post-Ubuntu-1ubuntu118.04.1)
OpenJDK 64-Bit Server VM (build 11.0.6+10-post-Ubuntu-1ubuntu118.04.1, mixed mode, sharing)


Se não houver nenhuma versão instalada, instale. Para isto, acesse a central de software de sua distribuição e procure por openjdk ou default-jre. Você também pode intalar via terminal utilizando um dos comandos abaixo, de acordo com a sua distribuição.

Debian e derivados

sudo apt install default-jre

openSUSE e derivados

sudo zypper in java-1_8_0-openjdk

Fedora e derivados

sudo dnf install java-1.8.0-openjdk

Para ter certeza que tudo deu certo, digite java -version no terminal novamente e verifique se a saída é parecida com uma das duas anteriores.

Download e execução


Após o Java estar funcionando, vamos ao DIRPF. Para fazer o download da versão multiplataforma do DIRPF acesse http://receita.economia.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020/download/multiplataforma-zip e faça o download na sua pasta de usuário (/home/nome-de-seu-usuario/).
Após o download, descompacte. Pelo terminal, execute:

unzip /home/nome-de-seu-usuario/IRPF2020-1.2.zip

Esta versão não necessita de instalação, basta executar o arquivo com a extensão irpf.jar, que está na pasta que foi criada na descompactação.
Para executar primeiramente dê as permissões de execução no arquivo irpf.jar com o comando:

chmod +x /home/nome-de-seu-usuario/irpf.jar

Depois dê um duplo clique no arquivo, ou execute com o comando:

java -jar /home/nome-de-seu-usuario/irpf.jar

Caso precise da versão com o Java Oracle veja em Programa de declaração do IRPF 2020 no Linux (Arquivo .bin + Java Oracle)


Compartilhe:

Um comentário: