Firefox 75 é lançado, e veio com aplicativo Flatpak oficial

Postado por , em Nenhum comentário:
Firefox 75 é lançado, e veio com aplicativo Flatpak oficial - Dicas Linux e Windows
O Firefox 75 foi lançado recentemente. Além de trazer algumas melhorias em relação à versão anterior, trouxe oficialmente uma versão com aplicativo Flatpak. Mais detalhes a seguir.




Versão 75


O Firefox 75 foi lançado oficialmente no dia 07 de abril de 2020, aproximadamente um mês após a versão anterior. Devido à diminuição do ciclo de lançamento das versões, teremos novas versões quase que mensalmente.
A nova versão traz melhorias relacionadas à pesquisa, tornando a pesquisa mais rápida, inteligente e com as melhorias na barra de endereços é possível digitar menos para encontrar o que procura e com os sites mais populares aparecendo em destaque. A barra de endereços foi modificada, ficando um pouco mais larga e nela, as palavras mais populares aparecem em negrito quando digitadas. Na primeira imagem vemos a pesquisa com destaque para as palavras mais populares. Na segunda imagem vemos o destaque para os sites mais populares.


Ainda, segundo as notas de lançamento:
  • Experiência de pesquisa limpa e focada, otimizada para telas menores de laptop.
  • Os principais sites agora aparecem quando você seleciona o endereço.
  • Legibilidade aprimorada das sugestões de pesquisa, com foco em novos termos de pesquisa.
  • As sugestões incluem soluções para problemas comuns do Firefox.
  • No Linux, o comportamento ao clicar na barra de endereços e na barra de pesquisa agora corresponde a outras plataformas da área de trabalho: um único clique seleciona tudo sem seleção primária, um clique duplo seleciona uma palavra e um clique triplo seleciona tudo com seleção primária.
  • O Firefox armazenará em cache localmente todos os certificados confiáveis ​​da Autoridade de Certificação PKI da Web conhecidos pelo Mozilla. Isso melhorará a compatibilidade HTTPS com servidores da Web configurados incorretamente e aumentará a segurança.
  • O Direct Composition está sendo integrado aos nossos usuários no Windows para ajudar a melhorar o desempenho e permitir que nosso trabalho contínuo envie o WebRender em laptops com Windows 10 com placas gráficas Intel.
  • Várias atualizações de segurança.

Flatpak Oficial


Um dos grandes destaques desta nova versão é que ela vem acompanhada de um aplicativo oficial no formato Flatpak¹, que está disponível e pode ser instalado diretamente da loja Flathub².

¹ Flatpak é um formato de pacote desenvolvido por um engenheiro da Red Hat que facilita a instalação de aplicativos em sistemas Linux. Em breve farei uma matéria bem completa sobre o formato.
² Flathub é a loja onde os Flatpaks ficam disponíveis para download e instalação.

Download e instalação


Das distribuições que geralmente utilizo ou testo, no Ubuntu, Linux Mint e Fedora já é possível baixar o Firefox 75 diretamente pela atualização do próprio sistema, pois o mesmo já está no repositório destas distribuições. Usuários do Debian não tem essa possibilidade, pois a mesma conta com o Firefox-ESR em seu repositório, e este está na versão 68.

Baixe o Firefox 75 do site da Mozilla
Baixe o Firefox 75 em Flatpak

Referências

Blog da Mozilla e Notas de lançamento do Firefox 75


Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário