Ubuntu 21.04 - Saiba as últimas da versão que será lançada em Abril

Conteúdo da página

Com lançamento previsto para Abril, as notícias sobre o Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo vêm surgindo. Veja nesta matéria o que foi revelado sobre ele até o momento.

Hirsute Hippo

Hirsute Hippo é o nome e codinome da versão 21.04 do Ubuntu, que está programada para lançamento no dia 22 de abril de 2021. Seguindo o padrão de lançamentos do Ubuntu esta será a segunda de três versões intermediárias antes de uma versão LTS. Com seu desenvolvimento iniciado em Outubro de 2020, novidades e notícias estão surgindo aos poucos. Nas últimas semanas surgiram duas notícias interessantes, que serão mostradas a seguir.

Pasta Home Privada

Desde os primeiros anos, a configuração padrão do Ubuntu permite que qualquer outra conta de usuário no sistema consiga acessar e ver os dados de qualquer outra conta. Por incrível que pareça, isto não é uma falha. Ocorre de maneira proposital, pois acreditava-se que isto facilitaria o compartilhamento de arquivos entre os usuários. Ao que tudo indica, no 21.04 isto irá mudar. Não significa que a pasta Home vá ser criptografada por padrão, apenas a configuração de permissão passará de 755 para 750, permitindo que apenas usuários do mesmo grupo sejam capazes de ver o conteúdo da pasta Home de outro usuário.
Duas considerações: 1 - Apenas a configuração padrão do Ubuntu será alterada, mas nada impede que seja alterada a qualquer momento; 2 - Esta alteração ocorrerá apenas em novas instalações. Se você chegou ao Ubuntu 21.04 por meio de atualização do 20.04 ou 20.10, não haverá mudança alguma.

Sem Gnome 40 e GTK4

Segundo matéria do omgUbuntu, ainda não será nesta versão que o Ubuntu trará as novidades do Gnome 40 e GTK4 (em breve falarei sobre eles aqui), que são as novas versões do ambiente gráfico padrão do Ubuntu e a biblioteca para criação de aplicativos, respectivamente. Devido à profundidade das alterações necessárias para adaptar o Gnome do Ubuntu às alterações trazidas pelo Gnome 40, não haveria tempo hábil para a equipe de desenvolvimento trabalhar nelas. Um exemplo: Há algum tempo, desde quando utilizava o Unity, o Ubuntu adotou a “barra de aplicativos” ficando na vertical, do lado esquerdo e a paginação na tela onde aparecem todos os aplicativos no mesmo sentido. O “desenho” do novo Gnome 40 traz uma “barra de aplicativos” na horizontal, na parte de baixo da tela, além da paginação de aplicativos também estar na horizontal. A imagem abaixo, reproduzida da mesma matéria do omgUbuntu, mostra como ficará a nova disposição dos aplicativos e do seu fluxo na tela.

Ubuntu 21.04  - Saiba as últimas da versão que será lançada em Abril - Dicas Linux e Windows

Para visualizarmos as diferenças, a imagem abaixo mostra como é no Gnome 3.38.

Ubuntu 21.04  - Saiba as últimas da versão que será lançada em Abril - Dicas Linux e Windows

Sendo assim, o Hirsute Hippo será lançado com a versão mais recente do Gnome 3.38.

Em qual fase está o desenvolvimento do Hirsute Hippo?

Conforme vemos na imagem abaixo, a partir de 25 de fevereiro são iniciadas as fases mais importantes do desenvolvimento do 21.04 são iniciadas, com a importação dos pacotes do Debian e congelamentos, onde os desenvolvedores passam a focar mais na correção de bugs.

Ubuntu 21.04  - Saiba as últimas da versão que será lançada em Abril - Dicas Linux e Windows

Já posso testar o Ubuntu Hirsute Hippo?

É possível testar o Ubuntu 21.04 através das compilações diárias (Daily Builds), que são lançadas em imagens Live, ou seja, podem ser utilizadas sem instalar. Caso deseje instalar, basta ir atualizando, e no dia 22 de abril você já estará com a versão final.

Ubuntu 21.04 - Hirsute Hippo

 Daily Build