Debian Bullseye entra em congelamento

Conteúdo da página

O Debian Bullseye entra na fase de congelamento. Veja nesta matéria o que isto significa e quais são as próximas etapas até o lançamento da versão final.

Em julho de 2020 fiz uma matéria mostrando como acompanhar o desenvolvimento do Debian Bullseye, que naquele momento, fazia aproximadamente 1 ano que estava em desenvolvimento na “fase” testing. De lá pra cá os desenvolvedores continuaram trabalhando, trazendo as versões mais recentes dos aplicativos, corrigindo bugs e agora, em janeiro de 2021, inicia-se o congelamento (freeze).

Mas, o que é esse congelamento?

Segundo o Guia Foca:

“Na data programada pela equipe de lançamento da Debian, a distribuição testing é congelada:
nenhum pacote novo da unstable cai na testing e começa a procura de falhas na distribuição testing.
Nenhuma nova característica é implementada nos pacotes (a não ser que seja extremamente necessário)
e os developers se dedicam a correção de erros nos pacotes (…)”

O Debian é dividido em stable (Buster), testing (Bullseye), unstable (Sid) e experimental, (mais detalhes aqui). O congelamento do testing é um dos grandes passos para torná-lo stable e por este motivo, a partir do congelamento, os pacotes do unstable não entram mais no testing e a equipe de desenvolvimento concetra as energias para resolver os bugs ao mínimo possível para o lançamento.

Fases de congelamento e o que falta para o lançamento final.

No Debian não há uma data especifica para o lançamento da próxima versão, pois o lançamento só ocorre quando o sistema em níveis aceitáveis aos padrões do Debian. Nas últimas versões os lançamentos têm ocorrido aproximadamente a cada 2 anos.

  • 2011 - Squeeze (6)
  • 2013 - Wheezy (7)
  • 2015 - Jessie (8)
  • 2017 - Stretch (9)
  • 2019 - Buster (10)
  • 2021? - Bullseye (11)

Segundo a linha do tempo e política de congelamento do Bullseye, as fases de congelamento serão: (Com tradução automática em algumas partes).

  • 12/01/2021 - Marco 1 - Transição e congelamento essencial (compilar): Transição é quando alguma alteração em um pacote pode causar alterações em outros. Pacotes essenciais que estejam nesta situação não serão mais alterados, pois as alterações podem causar bugs que podem demandar muito tempo para serem sanados. Sem grandes mudanças ou interrupções;
  • 12/02/2021 - Marco 2 - Soft Freeze:
    • Apenas pequenas correções direcionadas;
    • Mantenedores focados em pequenas correções direcionadas;
    • Se houver risco de alguma mudança atrapalhar o processo de lançamento, esta mudança nem entrará em teste;
    • Se um pacote não entrou em teste até este momento, não entrará mais;
  • 12-03-2021 - Marco 3 - Hard Freeze - para pacotes-chave e pacotes sem autopkgtests:
    • Hard freeze para pacotes principais: Como os pacotes principais são isentos de remoções automáticas, erros RC ou regressões nos pacotes principais podem causar atrasos no processo de congelamento. Para diminuir a mudança de novas regressões no teste, todas as mudanças nos pacotes principais precisarão ser desbloqueadas pela equipe de lançamento;
    • Hard freeze para pacotes não-chave sem autopkgtests: Mudanças em pacotes não-chave que não têm autopkgtests requerem um desbloqueio pela equipe de lançamento.
    • Soft freeze para pacotes não chave com autopkgtests: Para pacotes não chave com autopkgtests (não triviais), as regras do soft freeze ainda se aplicam, mas o atraso da migração é aumentado para 20 dias. Isso permite que as correções direcionadas ao seu pacote cheguem aos testes (eventualmente), sem a necessidade da equipe de lançamento revisá-las.
  • TBA - Marco 4 - Congelamento total (Full Freeze): Só pretendemos iniciar o Full Freeze pouco antes do lançamento real do Bullseye. A data de início do Full Freeze será decidida quando começarmos a planejar uma data de lançamento e será anunciada pelo menos 14 dias antes de entrar em vigor. Durante o Full Freeze, todos os pacotes só podem migrar para teste após revisão manual pela equipe de lançamento. Para pacotes-chave e pacotes sem autopkgtests, as regras permanecem as mesmas. Desde o início do congelamento total, essas regras também se aplicam a outros pacotes.

Alguns pacotes que entraram antes do congelamento

Os pacotes listados abaixo são alguns que entraram no Debian Bullseye antes da fase de congelamento, portanto estarão no lançamento final.

  • Kernel 5.10
  • Plasma 5.20
  • XFCE 4.16
  • GNOME 3.38.2
  • LXQT 0.16
  • Cinnamon 4.8

Já posso utilizar o Debian Bullseye?

Sim. Você pode tanto baixar uma imagem ISO com as compilações lançadas diariamente (Daily Builds, apenas Netinstall sem interface gráfica), ou ainda uma imagem ISO com as compilações semanais (Weekly Builds), no formato Live, que pode ser gravado e executado pelo pendrive. Os links abaixo são para a arquitetura amd64.

Debian Bullseye
 Daily Build  Weekly Build  Mais…

Caso de uso

Depois de testar o Bullseye separadamente durante um tempo, há alguns meses deixei o Buster e passei a utilizá-lo como padrão. Não encontrei nenhum problema com os aplicativos que utilizo, muitos deles estão nas versões mais recentes (ou bem próximos). A pouca quantidade de problemas não é uma surpresa, pois os padrões do Debian são bem rígidos, minimizando a chance de um problema sério, mesmo num sistema em testes. Mas sempre há possibilidade de aparecer algum problema sério.

Considerações finais

Nos próximos meses, conforme os marcos listados anteriormente forem cumpridos, o Debian Bullseye vai estar cada vez mais no noticiário, e seu lançamento final estará cada vez mais perto. Este processo será acompanhado e noticiado por aqui.

Referências

Debian - Curiosidades, informações, suas versões e ciclo de vida.
Bullseye Freeze Timeline and Policy
Guia Foca: O que é sid/testing/frozen/stable?