Instalando o programa do IRPF 2021 no Debian e Fedora

Conteúdo da página

Nesta semana foi disponibilizado o DIRPF, que é o programa gerador da declaração de imposto de renda de pessoa física. Veja nesta matéria como instalar no Debian (e seus derivados) e Fedora.

DIRPF 2021

O DIRPF é o programa que gera a declaração do imposto de renda para pessoa física. Há versões para sistemas operacionais Linux, Windows, MacOS e uma versão Multiplataforma. Nesta matéria será mostrado como instalar/executar a versão para Linux e a Multiplataforma. Há uma novidade neste ano, pois a versão para Linux já vem com o Java embutido, não sendo necessário a instalação da plataforma.

Linux 64 Bits

Vou mostrar todo o processo pelo terminal, mas se quiser baixar os arquivos via navegador, acesse o site da Receita Federal.

Download

wget https://downloadirpf.receita.fazenda.gov.br/irpf/2021/irpf/arquivos/IRPF2021Linux-x86_64v1.1.bin

Instalação

Como citei no início, esta versão não é preciso ter alguma versão do Java instalada, pois ele já vem com o Java embutido. Desta forma, a instalação fica bem mais simples do que era nos anos anteriores. A dica a seguir funciona para o Debian e seus derivados, Fedora, entre outras distribuições.

1º passo: Dê permissão de execução ao arquivo baixado anteriormente, que é o instalador do programa.

chmod +x IRPF2021Linux-x86_64v1.1.bin

2º passo: Execute o instalador, com o comando abaixo e vá avançando até finalizar.

./IRPF2021Linux-x86_64v1.1.bin

3º Passo: Se não ocorreu nenhum erro, o programa está instalado e haverá um atalho no menu.

Multiplataforma (zip)

A versão multiplataforma é um arquivo zip, que é descompactado e tem um executável no formato .jar que já é o próprio DIRPF 2021. Sendo assim, não precisa ser instalado. Porém, neste caso é preciso ter uma versão do Java JDK instalada no sistema. Esta versão pode ser tanto o OpenJDK (que é uma versão opensource) ou pode ser o Oracle Java (que é uma versão proprietária). Abaixo vou mostrar como baixar e executar o DIRPF nesta versão multiplataforma.

Download

wget https://downloadirpf.receita.fazenda.gov.br/irpf/2021/irpf/arquivos/IRPF2021-1.1.zip

Execução

1º passo: Instale o Java.

No Debian e derivados

sudo apt install openjdk-11-jdk

No Fedora

sudo dnf install java-11-openjdk

2º passo: Descompacte o arquivo zip, baixado acima:

unzip IRPF2021-1.1.zip

3º passo: Acesse a pasta descompactada:

cd IRPF2021

4º passo: Execute o arquivo do DIRPF 2021:

java -jar irpf.jar

Considerações finais

Se, por algum motivo precisar do DIRPF 2020, veja nas matérias Programa de declaração do IRPF 2020 no Debian, Ubuntu e derivados (Arquivo .bin + Java Oracle) e Programa de declaração do IRPF 2020 no Linux com Java OpenJDK.